sábado, 29 de diciembre de 2007

Púlpito utópico

Quem é brasiliense, ou mora nas grandes capitais sabe o quão difícil é sobreviver do transporte público. Ônibus antigos e passagens caras, etineráreos não respeitados e más condições de trabalhos para os motoristas e cobradores. As indignações são várias. Quando estou voltando anoite para casa, no meu ônibus lotado, linha 156, vejo passar ao meu lado dezenas de carros também voltando, vazios, com apenas uma pessoa, gerando assim um caos horrível na minha cidade que é muito nova. Logo o transporte social deveria ser plantado imediatamente, com a integração de trêns, metrô e taxi, por exemplo. Hoje milhares de brasileiros estão nas mãos empresas Estadunidenses, Japoneses, Italianas donos das insdustrias de carro. Industria? Acho que hoje isso não existe mais, são apenas montadoras, né? Acho que nós deveriamos proibir os veículos domésticos e implantar um transporte projetado e construído aqui mesmo no nosso país, esse transporte seria 24h e constante, com a ausensia de carro os sitema viário poderia ser reformulado para servir ao cidadão. Além dos nossos cidadão bem servidos, a Industria Nacional se desenvolverá mais, ficando menos dependente. Temos a Marcopolo, por exemplo que está entre as 10 maiores empresas do Brasil, e é especializada na contrução de veiculos de transporte em massa, poderiamos ter uma Estatal para produzir esses veiculos, muito justo. Ônibus também produzidos com fim ecológico, protegendo a nossa saúde, o meio ambiênte e um combustível mais eficiente. Muitos podem achar uma bobagem, afinal todos querem seu carros próprios, mas não. Terá de ser assim, para a melhoria da vida de todos.