martes, 4 de diciembre de 2007

Geografia em debate

O espaço geografico, ou seja, o espaço onde o homem produz, vive, sonha é muito complexo. Vejamos, em uma determinada região ou paisagem podem existir pessoas com diferentes pensamentos políticos, diversas classes econômico-sociais, pólos industriais, agrícolas, residenciais, organização (ou desorganização) urbana, áreas verdes protegitas, vários ecossistemas, diferentes relevos, não é verdade? Enfim, vários elementos constituem uma pequena fração do Espaço Total. Ao ver o espaço qualquer um pode analizá-lo e tirar suas conclusões. Porém a forma de ver o espaço ou a forma em que esse espaço é mostrado à você pode ser distorcido, sendo assim, fazer uma leitura incorreta desse determinado espaço pode ofender ou produzir preconceitos do que está no espaço analizado. O caso do DF, principalmente da cidade de Brasília é um bom exemplo pra ilustrar isso: Como essa cidade é bastante centralizada, seu espaço concentra quase tudo. Consentra em um minúsculo espaço uma região de industrias gráficas, oficinas e abastecimento, também centro dos três poderes, assim como setores bancários e de saúde, polos de cultura e entreterimento, estabelecimentos comerciais e grandes empresas. Aí, alguns cidadãos ao críticarem o sistema político NACIONAL, que se concentra nessa região, como citei, discriminam a cidade inteira com frases do tipo: "Em Brasília a corrupção rola solta", "Os ladrões estão todos em Brasília", "Só tem robalheira em Brasília". Essa generalização estúpida ofende a mim como cidadão natural dessa cidade e sinto-me ofendido como geógrafo pela completa falta de compreenção do ver e do falar. Por isso acho que a Geografia é importantíssima no ensino, afinal conhecer o espaço é fundamental para nele lutar e muda-lo - Estudando o espaço podemos identificar suas complexidades e buscar soluções para o que está patológico - Ser um cidadão sabido de onde vive, e não perdido nele mesmo e em onde vive.