lunes, 30 de agosto de 2010

Waking life

"O pesadelo" (Nachtmahr) de Johann Heinrich Füssli, 1781, Óleo sobre tela.

Há muitos e muitos anos eu não tinha um pesadelo, isso é uma ocorrência rara na minha vida. Por alguma razão, quando meus olhos abrem eu me esqueço automaticamente de tudo que aconteceu em meus pensamentos subconscientes durante a noite. Não lembro de nenhum sonho, com poucas excessões. Dessa forma, a questão é: como eu sei se tive um pesadelo ou não?. Isso eu consigo sentir, lembro se foi bom ou ruim. Normalmente meus sonhos são normais, como se eu estivesse vivendo naturalmente - sem lombras, ações cotidianas. Talvez minha vida na Matrix Porém, essa noite tive um pesadelo terrível: Não me lembro direito, estava em um lugar aí acontecia uma coisa muito ruim comigo. Aí eu acordava e estava em outro lugar que também acontecia uma coisa ruim. E ia acordando em lugares diferentes e em cada um deles me livrava por muito pouco ou era alvo de algo trágico. No último, eu pulei da cama como nos filmes. Fiquei sentado. Logo fiquei de pé. Finalmente estava no meu quarto, onde (supostamente) era a realidade. Estava todo suado, tremendo. Tomei água. De fato estava acordado. Queria saber se isso tem algum significado, mas tenho medo de saber.

1 comentario:

Carolina Torres de Castro dijo...

Sonho quase todos os dias e tive épocas com muitos pesadelos, que me assustavam. Isso inspirou a criação do meu blog e hoje já não procuro significados, apenas me divirto com eles.
A Bíblia diz que os sonhos representam as preocupações do coração (vou ver com o meu pai onde tá escrito).
A psicologia diz que os sonhos são a forma que o nosso subconsciente encontrou de se comunicar conosco, mostrando coisas que não vemos por ignorância ou por medo, na vida real.
De qualquer forma, não se preocupe com isso, a não ser que você acredite que sonhos podem ser proféticos ou algo assim. ;)