martes, 20 de noviembre de 2007

Viva Zumbi (ou A hipócrita rejeição de si mesmo)

Queria muito fazer um texto sobre isso, e não sabia o que falar. Hoje no trabalho, dois colegas estavam conversando perto de mim, alegres, pois hoje o trabalho foi tranqüilo, era feriado em São Paulo (responsável por quase metade dos clientes da empresa), e os dois não sabiam porque do feriado. Confesso que fiquei um pouco revoltado, mas infelizmente é assim que acontece, e não quero que seja assim. Hoje é o dia da consciência Negra. Será que precisamos de um dia para lembrarmos de nós? falo "nós", por que sou um afro-descendente. Histórico-geográfico- antropológico-biológicamente, sou mulato, resultado das misturas entre raças no nosso país desde sua colônização. Mulato é a miscigenação entre o negro e o branco. Portanto, negro também. Mas voltando a pergunta que fiz, fiquei refletindo: Infelizmente procisamos protestar, negros, mulheres, homosexuais, por exemplo, para reconhecerem nossos direitos, ou para simplesmente nos respeitarem. Logo nosso país, aquele maravilhoso das músicas de Tom e Jorge Ben. Uma vergonha. Meu pai cansou de contar histórias de que sofria preconceitos e hoje muitos falam a mesma coisa, e isso tem que acabar. Somos todos do mesmo Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie - porque nos diferenciar? nos achar superior um ao outro? guerriar, dominar. Não. Parem. Mas eu confio no poder de pensamento de cada um, portanto não peço ao meu Orixá, não vou na igreja nem sei rezar, mas tenho fé que isso vai mudar muito em breve, e não precisaremos desse dia, nem precisaremos lembrar da morte de Zumbi ou outros pela liberdade e respeito negra.