Todo peso da eliminação do Brasil na Copa do Mundo 2010 foi jogada em cima de uma pessoa: Dunga. O técnico da seleção brasileira tem função-extra ingrata de agradar mais de 190 milhões de pessoas com personalidades diferentes e cegas pela paixão pelo futebol. Não obstante, tem que encarar os instrumentos de mídia perversos por natureza, sedentos por deslizes e furos para tentar vender algum jornal ou conseguir alguma audiência na TV - entre outros. As críticas foram as mais diversas. Das mais "clássicas": seu relacionamento ríspido com a mídia era condenado. Foi pressionado também por não levar os garotos do Santos (que acabaram de aparecer para o mundo) e o decadente Ronaldinho Gaúcho.
Com jogadas ensaiadas, um time mecânico, com potêncial no contra-ataque, jogadas aéreas e cobranças de falta, o Brasil foi ganhando tudo que tinha pela frente - Venceu as supercampeãs Argentina e Itália. Além da medalha Olímpica, Copa América, Copa das Confederações e a classificação em primeiro lugar nas Eliminatórias. Era um time dedicado, forte e experiente. Porém perdeu para a rápida Holanda (Aquele país da vaca e da maconha) nas Quartas-de-final da Copa.
Foi uma tristeza geral, contudo temos que levantar a cabeça. O time lutou e venceu tudo que podia. Estamos falando de esporte, um vence e outro perde. Perdemos dessa vez, mas não entregamos os pontos facilmente. Temos que ter orgulho daqueles 23 cidadãos do mundo que representaram a nação brasileira.
Concordo que existiram algumas falhas veementemente apontada por jornalistas esportivos (sobretudo dos canais da GloboSat - Globo e SporTV), como a não utilização de garotos rápidos e abilidosos. A Alemanha fez isso está tendo grande sucesso. Além de termos perdido um pouco do futebol arte, como demonstrava a Argentina. Gosto do futebol para frente, que encanta aos olhos de quem assiste. Emoção.
Entretanto, todas as criticas devem ser subjulgadas e "apequenadas" com o grande mérito deste pensador do futebol chamado Dunga: Ele conseguiu recuperar algo que quero e sempre quis para o meu time - Flamengo, para quem não sabe - O amor pela camisa. Esse sentimento foi esquecido pelos milhões de Euros, modelos semi-nuas e badalação nas cidades mais fervilhantes do mundo.
Eu senti o amor pela camisa por parte dos guerreiros, senti luta para ganhar. Essa vitória foi maior do que ganhar a Copa do Mundo. Obrigado Dunga.
No hay comentarios:
Publicar un comentario