viernes, 31 de diciembre de 2010

Só vou dizer mais uma vez

Vive me pedindo pra voltar. Se quiser voltar, voltarei. Somente uma coisa eu peço: Não faça novamente o que fez. Eu vou te beijar mais uma vez, mas não faça novamente o que fez.

domingo, 26 de diciembre de 2010

Meu olhos enxergaram e meu coração sentiu

Que merda, são 4:23 da madrugada e estou muito bêbado. Tão bêbado que demorei quase três minutos para escrever essa última frase. Não deveria estar nesse espaço nesse estado. Que merda que eu fiz!? Estou envergonhado de mim mesmo do tanto que sou ridículo. Corri. Estou aqui agora, nem sei o que vim escrever. Puta que pariu!

jueves, 23 de diciembre de 2010

Amizade rara

Hoje quero falar de coisas boas para combinar com o céu lindo que está lá fora. Ascende essa vela que é para antes de mais nada agradecer essa amizade rara. Sempre estivemos juntos desde o início, passando por alegrias e tristezas. Posso não ser quem você quer, mas fomos obrigados a nos amar e ser unidos. Agora passa essa vela por que o assunto fica tenso quando falamos do passado de desentendimento, brigas e conflitos. Não somos nem de perto iguais apesar da cara. Mas passamos por tudo isso e agora nesse banco na beira da estrada doidões, rindo de tudo que só nós achamos graça, percebemos que essa amizade é a mais verdadeira. Você me admira do jeito que eu mais gosto e eu te defendo de tudo sem você saber - mesmo que pareça o contrário.

martes, 21 de diciembre de 2010

A personalidade do meu destino é igual a minha. Filho de uma puta, agora faz muito sentido.

lunes, 20 de diciembre de 2010

O espírito do lar

Faz quatro anos que me mudei para o apertamento onde moro hoje na cidade de Brasília - DF. Eu saí de um lugar onde considerava o MEU lugar - sendo que era um lugar de favor e fui para um lugar estranho, mesmo que a escritura desse lugar estivesse no meu nome. Isso sempre foi um motivo de transtorno para mim: eu não tinha um lugar que considerasse meu. Porém hoje, deitado no chão da casa dos meus pais, com o Trambique (cachorro aqui de casa) me lambendo, minha irmã enchendo o saco pra tirar do jogo do Barcelona e colocar no desenho, além do meu pai reclamando de alguma coisa que eu não quis saber, percebi que esse era meu verdadeiro lar. O lugar onde posso ficar a vontade e estar com as pessoas que sempre fizeram parte da minha vida. Fechei os olhos, coloquei o ventilador na minha direção e dormi.

domingo, 19 de diciembre de 2010

Por alguns dias de tranquilidade

Ficou claro que mais um ciclo se encerrou na minha vida e vai deixar saudade, pois foi o mais intenso e longo. Minha vida sempre foi feita de ciclos, como ondas - e sempre coincide de o final do ciclo ser em final de ano. Puta que pariu! o ano já está acabando!? Esse passou muito rápido, mas fiz muitas coisas e penso ser isso o motivo da velocidade com que o tempo foi devastando o presente. A maior tragédia da minha vida, quatro empregos, morei em outra cidade, rodei o Brasil, realizei meu maior sonho, me formei em mais um grau na Universidade. Ufa! Sempre gostei de agitação, contudo nesse final de ano quero só ficar quieto e queria um próximo ano mais tranquilo (também um ciclo menos conturbado). Pior que ainda tem muito desse ano para mim ainda. Cansei desse 2010 tenso. Muito obrigado e vai embora!

jueves, 16 de diciembre de 2010

Agonia

A política da auto-destruição foi levado muito a sério por mim. Agonia no meu peito, pressão, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e eu não queria fugir. Mas pra suportar tudo isso fiz muita merda. Para trás ficam as cartelas de calmantes, anti-depressivos, garrafas vazias, bitucas. Hoje tudo isso acaba. Me sinto aliviado...

Verão

Mudança de pressão que gera ventos fortes e chuva - tempestades, essa é minha análise do tempo de Brasília. Mas isso não é nenhum achado, afinal isso acontece todos os anos - a milhares de anos aqui nessa região. Chuva todo dia. Mas agora eu não quero nem saber disso. Quero o Sol desse Brasil! Fritar. Morada Nova e Salvador me aguardem! Hoje finalmente tenho as primeiras férias de trabalho da minha vida, isso por que trabalho desde os 16... Feliz dimais!

miércoles, 15 de diciembre de 2010

Chão

Eu precisava descansar nessas minhas merecidas férias, mas não vou. Na verdade acho que vou passar mais tempo na estrada do que curtindo mesmo, estava fazendo os cálculos aqui: vou rodar quase 5.000km!!! Mas minha vida é andar por esse país...

martes, 14 de diciembre de 2010

Eternal sunshine

Eu quis te esquecer e fiz de tudo pra isso. Estava dando certo, as memórias iam embora como se levadas pelo vento para o além. Mas todo caminho que eu seguia me levava a você. Como um karma. Não consigo me desprender, mesmo vendo os pensamentos indo embora aos poucos. Tendo fugir, corro e quando olho pro lado você está lá - mas a razão ficou para trás. É como se o Sol nunca deixasse de raiar dia após dia, após dia, após dia...

Eternal sunshine of the spotless mind. Michel Gondry. USA, 2004

lunes, 13 de diciembre de 2010

A ilha nunca te esquece

Semana passada senti muita falta de Lost, nos finais de ano eu torcia para passar logo e descobrir os novos mistérios. Que coisa mais nerd. Porém essa semana, separei alguns filmes para assistir e vários atores que participaram de Lost faziam esses filmes, nunca no papel principal, mas as personagens mais surreais. Impressionante é que eu nunca tinha visto filmes com os atores de Lost antes e agora vários. A ilha está atrás de mim. (risos)

domingo, 12 de diciembre de 2010

Amor,
não me deixe mais chorando aqui sozinho, amor
não me deixe mais chorando aqui sozinho, amor
não me deixe mais chorando aqui sozinho, amor

viernes, 10 de diciembre de 2010

Nostalgia ::: dia 4

Apaixonados pela sétima arte, qualquer trabalho de escola faziamos um set de gravação onde fosse. Dessa vez estava todo mundo, grupo grande. Tema: Arte Moderna. Luz, camera, ação! Troca de roupa, maquiagens estranhas e a tributo aos grandes artistas com caricaturas muito sem noção. Raro o dia que ri tanto na minha vida. Mas o que mais marcou foi a volta pra casa, o céu estava tão diferente. Ali eu percebi que algo em mim mudou. Eu tinha algo que nunca tive. Esse dia demorou a passar e foi um dia muito bom...

miércoles, 8 de diciembre de 2010

Quinto andar

Eram 22h47. Naquele exato momento: um rapaz chileno entregava flores para sua amada com um sorriso no canto da boca separados pelo portão da casa dela e uma baleia Cachalote era abatida no mar da Indonésia deixando uma mancha de sangue na água enquanto eu estava deitado na minha cama com um copo de rum com gelo na mão assistindo aquele filme. "Aquele filme" era Alplhaville. Fui tomado pelo longa metragem francês, uma viajem passou pela minha cabeça durante a exibição daquelas cenas. Um diálogo extremamente tenso anunciava o final do filme. O suposto final do filme, por que o filme continuou. Quando fui ver, havia se passado apenas 10 minutos de filme. Mesmo com minha declarada paixão por películas, aquilo era demais pra mim. Fechei a tela e fui dormir.

martes, 7 de diciembre de 2010

Muito gay meu sabonete de café que tem forma de semente de café. (risos)

Expresso de Curitiba

Ufa! Noite passada enviei meu trabalho final de curso, agora mais uma etapa concluida. Obrigado UFPR! No peito o sentimento que ainda é só o começo continua, então nada de muita festa. Entretanto o futuro agora ficou em aberto, que caminho devo seguir agora na ciência? Trabalho.

domingo, 5 de diciembre de 2010

Nostalgia ::: dia 5

Me virei e não reconhecia mais a minha própria casa, parecia que tinha tomado alguma droga que afetou o meu senso de tudo. Havia apenas vodka no meu copo, assim como havia apenas um lugar naquela mesa, logo ao lado de um cara que nunca tinha visto na vida, apesar de ter estudado desde o início do ano na minha sala. Não lembro do que foi conversado naquela noite, estava bêbado, assim como todo mundo. Era um conversa longa e densa. Muita fumaça e desabafos. De repente era dia e a nós eramos melhores amigos.

jueves, 2 de diciembre de 2010

Doidera

Engraçado, você se preocupa com todo mundo e quer fazer o bem. E comigo que diz que se importa só sobra as patadas. É foda.

miércoles, 1 de diciembre de 2010

Adeus!

Chega eu não quero mais
Ficar te esperando, pra mim tanto faz
Chega, um longo tempo se passou
É hora da despedida desse nosso amor

É um absurdo você achar
Que é dona de mim
Tá tudo errado
Amor bagunçado , eu não to afim

Ah, eu quero ver
Você chorar
Minha felicidade é outro alguém no seu lugar
Pago pra ver, você olhar
Ver que eu já to em outra e eu não quero mais te amar

martes, 30 de noviembre de 2010

Rio 40°

Alguns alunos e amigos me perguntam sobre as ações de combate contra o crime organizado no Rio de Janeiro e as consequências. Penso que o combate ao crime organizado de forma veemente é fundamental para aquela região devido ao nível de complexidade e poder que essas organizações possuem dentro de algumas comunidades. As forças de combate conseguiram retomar territórios e desestruturar a lógica de manutenção dessas milícias. Isso foi feito com sucesso, parabéns. Contudo, a questão do tráfico de drogas foi e vai ser muito pouco afetado - sendo que o tráfico financia em grande parte dessas milícias. A lógica do tráfico de drogas não foi afetada por que fornecedores (que são de outros locais) e consumidores ainda existem, sendo apenas os mediadores eliminados. Com os intermediadores fora do jogo chega a hora de um passo mais ousado para resolver a origem do problema. Esse passo é o princípio da legalização das drogas não-sintéticas, com o objetivo futuro de acabar com os cartéis de produtores e fornecedores das drogas e descriminalização dos usuários. Com o fim desse sistema perverso baseado na violência, intimidação e conflitos armados por territórios que pertencem ao povo brasileiro poderiamos avançar em outros níveis de desenvolvimento social.

domingo, 28 de noviembre de 2010

Eu era mais feliz quando não existia o amor

Eu era um cara feliz, me preocupava em fazer novas amizades, beber com os amigos, externava minha cultura da maneira que eu achava conveniente e buscava sempre o meu entendimento. Daí o amor apareceu e mudou minha vida - fiquei muito mais feliz, me sentia muito bem por estar vivo. Mas como uma droga, todo esse gás feroz e implacável tem efeitos colaterais. O meu coração não é de papel e senti as consequêcias de amar. Não consigo entender nada disso, estou constantemente confuso. Eu encho o saco com isso por que eu só queria alguém que estivesse ao meu lado que eu amasse e também me amasse. A gente ficava bem e ponto final.

sábado, 27 de noviembre de 2010

Pensamentos de peão

Os dias de raiva que passei com a reforma do apartamento ao lado foram recompensadas. Junto com a mudança veio algo que meus olhos custaram acreditar que poderia ser verdade: minha nova vizinha gostosa! Se ela não tivesse marido acho que eu teria chance (risos). Pobre só se fode e a alegria dura muito pouco...

viernes, 26 de noviembre de 2010

Um pato fugiu na casa da Laura e para pegar esse pato chamaram a única pessoa que não poderia ser chamada - a mais sem noção de todas: Marcus, mais conhecido como meu irmão. Deu nisso.

jueves, 25 de noviembre de 2010


O coração gela. Não é dessa vez. Por mais que demore anos e você esteja distante: I'll always love you PENNY!

miércoles, 24 de noviembre de 2010

A felicidade só é real quando compartilhada.

Socialismo e liberdade!

Porta fechada

Que não mais desagradável que eu tomei hoje. Tinha planos, sonhos e a porta se fechou na minha cara. Tudo bem, eu arrombo.

martes, 23 de noviembre de 2010

Impulso é fogo de palha

Tempo, tempo, tempo...
Sempre o tempo!
Será que se eu pudesse voltar no tempo tudo ia ser diferente?
Foda-se, quero olhar para frente e ir seguindo a linha do tempo - sem impulsos que não valem de nada.

lunes, 22 de noviembre de 2010

Contato sobrenatural

Minha mãe quando chegou do trabalho me chamou para assistir um filme com minha irmã. Não lembro como era o nome do filme, mas era ruim demais - era um da Disney. Resultado: dormi. Era umas 20h30 quando adormeci. Mais ou menos umas 4h da madrugada eu acordo sem sono, fui mecher no computador, mas entediado fui para o quintal ver o nascer do Sol. Nesse momento tive uma das visões mais loucas da minha vida - um objeto muito brilhante que este vídeo gravado com a câmera do meu celular não conseguiu captar com tanta exatidão. Tenho muito medo de ETs por causa uma história antiga que depois eu conto aqui. Acho que tenho alguma ligação com eles...

domingo, 21 de noviembre de 2010

Coisa de cinema

Quero celebrar a vida, minha vida. Tudo que descobri, ajudei a construir e de alguma forma fiz o bem. Hoje senti as brisas do mar que bagunçaram meu cabelo um dia, o por-do-sol que me fez refletir, as águas de cachoeira que me fizeram renovar, cada espaço geográfico que conheci. Sempre quis que a minha vida fosse como um filme de um diretor bem louco e surreal e isso eu consegui, tem cada coisa que já aconteceu na minha vida que se eu contar a verdade ninguém acredita. Coinsidências, dramas, loucuras de amor. As vezes prefiro até mentir para manter o suspense do filme. Eu sou um menino, não sei de nada da vida. Estou aprendendo o que é amar. Vou até o fim. Porque quero que meu filme, por mais louco que seja, termine com o clichê de eu beijando a mocinha. Vamos aproveitar a vida, ver o que ela é. Será que esse final vai se concretizar ou será como aqueles filmes de drama que tanto gosto? Medo! Mas ainda tem muita coisa para ser rodada, o roteiro é grande. Mas depois que descobrir a vida e você também, espero o final feliz. Arte. Viver. Ação!

viernes, 19 de noviembre de 2010

Iê Iê


Rever os distantes amigos e trocar uma ideia abastecida com algumas grades de cerveja. Palhaçadas, sonhos, ombro. Sempre bom estar aqui nessa cidade, principalmente porque depois da farra eu vou chegar em casa e dormir com minha família, acordar de ressaca com minha irmã pulando em cima de mim. Ficar feliz e sofrer de amor. Sempre conhecendo gente nova. Até mesmo quando estava mais triste naquele churrasco, os causos contados me fizeram ficar melhor e depois foi só alegria, principalmente na cozinha (abafa). Na foto, meu irmão e o Sérgio assando uma cervejinha pra tomar com cerveja - já que no churrasco não tinha carne e o povo tava com fome. Roda de viola depois pra relaxar.

miércoles, 17 de noviembre de 2010

martes, 16 de noviembre de 2010

A noite do que realmente importa

Dito e feito. Sempre me falaram que homem é burro, agora eu tenho certeza disso tendo eu como exemplo. Joguei tudo para o ar em busca de certezas que nunca vou poder ter. Enfim, nunca vão poder entender mesmo e acho que nem a gente entende. Vou levando, é o único jeito.

viernes, 12 de noviembre de 2010

Então fica assim

Vamos nos encontar uma hora ou outra na mercearia da esquinha, na festa ou nas ruas da cidade. Estive ausente porque precisava te esquecer mas agora vem o encontro e vai ser muito estranho. Não vai ser fácil para mim te ver com outra pessoa. Penso que pra você também vai ser difícil me ver com outra pessoa no banco da praça ou no bar. Esse sentimento sempre foi nosso e agora não nos pertence mais. Eu não queria te ver, mas aí eu ia me arrepender. Só não quero sofrer.

jueves, 11 de noviembre de 2010

Amores brutos

Eu olho para o outro lado e também não tem nada. A janela está aberta mas o brilho de lá fora não bate. Eu não quero jogar e ainda quero ver gol. Quero viver, a tristeza no meu peito não existe mais e meu pior medo tornou-se um sufoco. Mas prefiro ter esse frio na barriga do que o frio da solidão na minha alma. Mas aí vem o tempo com as escolhas e vou ter que fazer algumas tensas nos próximos dias. Tudo bem, o mundo girou.

martes, 9 de noviembre de 2010

Tatuagem

O tempo destrói tudo mas não pode apagar as marcas que ele próprio fez. Como uma tatuagem já faz parte mim. Se esse é seu medo, você não sai do meu pensamento e não vou te esquecer.

lunes, 8 de noviembre de 2010

Destruindo a camada de Ozônio

Revolução é meu lema e queria transformar muita coisa. Ralei muito para isso. Dentro do sistema que sempre trabalhei para mudar percebi que meu trabalho não será tão simples como eu imaginei. Mudar toda uma lógica é muito complicado, sempre tive muito cuidado com isso. Porém, em alguns casos é necessário o confronto, inclusive com colegas de ideias. Sem saber, na minha aula eu empolguei e acabei rompendo um conceito que um professor (que estava tratando do mesmo assunto que eu - camada de ozônio) acabara que construir. Não tinha noção do tanto que isso ia ser complicado. Na realidade, nada é verdadeiro e nada é falso. A verdade pode ser certa ou errada e da mesma maneira com o falso. Estamos acostumados apenas a aceitar ideias e nunca a refletir sobre diferentes ideias.

domingo, 7 de noviembre de 2010

Acima de tudo rubro negro (a esperança é a última que morre)

Acho uma puta falta de sacanagem o bar que há séculos só passa jogo do Flamengo de uma hora para outra, numa noite fria e chuvosa de Domingo, resolveu passar o jogo do Vasco. Legal, sai do bar e fui pra outro: que estava cheio, só via metade da TV - passei o jogo todo em pé pra tentar ver melhor, com um bebado chato e um cara que fumava um cigarro com um cheiro muito estranho. Eu misturado nessa coisa toda vejo meu time perder. Ir pra puta que pariu ninguém quer, né?

jueves, 4 de noviembre de 2010

martes, 2 de noviembre de 2010

Cinco anos é pouco tempo, mas é muito

Havia cinco anos que eu não via aquele rosto. Da última vez que vi aquele rosto eu era apaixonado por ele, mas tinha certeza que depois daquele dia eu jamais veria novamente. Desencontros da vida são comuns naquela época e eu tratei de esquecer. Mas eu estava errado e aquele rosto estava ali, parado, na frente do meu prédio. Bom, estava sem reação e fiz o que qualquer ser humano que se comunica em português faz para criar um diálogo com outra pessoa: "Oii, tudo bom?". A resposta foi surpreendente e me deixou meio confuso: "Oi PV, vim te visitar!". Fiquei meio desorientado, pensando que porra seria aquela. Pegadinha do malandro, só pode. Entretanto, mesmo depois desses anos, nossa amizade continuou a mesma (e outras coisas também) e conversamos por horas sobre o que tinha rolado em nossas vidas nesses cinco anos. Ao fim, ela foi embora e não teve beijo. Se bem que na situação que estamos, principalmente meu estado-de-confusão, foi melhor. Enfim, segue a vida.

lunes, 1 de noviembre de 2010

Eu vou fazer um leilão, quem dá mais pelo meu coração?

Chega! estou cansado, estou doente disso! Pode parecer, mas não estou sofrendo e não sou corno (que eu saiba - risos). Apenas estou me reestruturando, porque o tapa foi forte. Mas sei quem eu sou, fui meu pscicólogo essas últimas semanas e aprendi muito comigo. Agora eu quero de volta meu coração pulsante, como sempre foi. Eu só quero sumir daqui, quero alguém. Eu vou fazer um leilão!

jueves, 28 de octubre de 2010

Coração sempre apaixonado

Só quem é apaixonado sabe a dor e os problemas que isso causa. Nem sempre negativos, aprendi na minha melancolia, a curtir inclusive esses momentos ruins. Gostaria de compartilhar com os meus queridos leitores toda a magia da fossa. Ontem no buteco, escutando aquela música, percebi que é muito bom chorar largado (risos). Para tanto, gostaria que você acendesse um cigarro - se você não fuma, encha um copo com cachaça. Mas se você não fuma e não bebe, faça como eu: acenda a porra do cigarro e encha a merda do copo. Agora apague a luz e abra o seu coração escutando a música abaixo e cantando com a letra também disponibilizada. Aproveite a dor da solidão sem o sofrimento que é, como já dito, uma escolha. Cuidado para não chorar...



Cara errado

Quando você foi embora eu disse pra você
Que esse cara só vai te fazer sofrer
Deixa de bobagem e escute o que eu digo

O amor que eu te dei ele não vai te dar
Aposto que um dia você vai voltar
E vai pedir arrego pra ficar comigo

Na hora que quebrar a cara vai me dar razão
E descobrir que ele é só uma ilusão
Porque não fez amor como você queria

E ai você vai ver que dorme com o cara errado
Que te deixa na mão depois de ter transado
E nem realiza as suas fantasias

E quando rolar na cama cheia de vontade
Então me chama que eu mato a saudade
Vou te dar o amor que ele não te deu

Depois que me amar de novo você vai lembrar
Do dia em que partiu, te pedi pra ficar
Por que quem satisfaz sempre você sou eu



martes, 26 de octubre de 2010

Capítulo 8

Não era dia e nem era noite. Num final de tarde de verão eles estavam sentados estáticos, sem emitir nenhum som na beira da estrada. Estrada que era o elo de ligação. Minutos antes de ficarem nesse completo silêncio ela disse que iria embora para longe, que tinha que descobrir o mundo além daquele. Então o silêncio foi quebrado:
- Mas você volta?, disse Marcelo Augusto.
- Claro... e estarei te esperando nessa estrada no dia 11 de Outubro de 2012 nessa estrada pela manha.
Ele abaixou a cabeça, pegou seu cavalo e saiu.
Marcelo seguiu sua vida, jamais esquecera daquele dia, daquela hora. Muita coisa tinha mudado na sua vida durante o percurso desse tempo. Menos uma coisa. Sem ela seu coração sofria dormente, ele era feliz, sorria e brincava. Mas não dava pra segurar somente com ele tanto amor. Ele estava calmo porque entendia o que estava acontecendo. Obviamente, sem saber notícias de nada, Marcelo Algusto sentava-se no seu quintal e pensava se realmente ela iria voltar. O tempo não ajudava e destruia tudo. Ele tentou esquece-la, mas não conseguia, só a queria para ele noite e dia.
Ao acordar, levantou-se com dificuldade, estava com sono. Sua visão foi se estabilizando, quando deu de cara para o seu calendário marcado com uma tinta vermelha. O dia era 10 de Outubro de 2012. O mundo não tinha acabado. As horas não passavam.
Não era noite e nem era dia. Num início de manha ele pegou seu cavalo e foi para a estrada. Se pudesse iria a 200km/h. Estava voando, seu olhar estava perdido. Pensativo.
Ao chegar na estrada, lá estava ela. Rosalva Cristina, seu amor.
O clima não era de amor, naquele encontro. Medo era o sentimento certo.
- Então..., disse ele.
- E então?, disse ela.
Ele respirou fundo e disse que ainda a amava e queria um recomeço de tudo.
Ela sorriu e depois chorou.

lunes, 25 de octubre de 2010

Paulo Vitor, vá

Esse tempo nublado e chuvoso poderia escolher outra época para acontecer. Foi também em um mês de Outubro chuvoso que eu senti isso, tem uns anos. É forte e não é bom. Outubro sempre reserva muitas mudanças. Todo meu passado está bombardiando minha cabeça. Achei um saco, agora eu não ligo. Experiência de vida é sempre importante, pelo menos eu sempre valorizei isso. Esse mês está parecendo um drama de novela mexicana para mim, contudo estou vivendo, sou assim e até meu nome combina. Agora eu vou seguir para onde a Energia me levar, se quiser ir eu já separei um lugar. Mas de qualquer forma, eu vou.

O inevitável

A dor é certa, mas o sofrimento é uma escolha. Você só me fez bem e merece ficar bem agora. Sempre com alegria. Porque se for para ser, vai ser.

jueves, 21 de octubre de 2010

Mulher pra mim

Valeu a pena aquele dia e aquele segundo que a gente se conheceu. Eu não acreditava em contos de fada, nem tampouco em histórias de amor. Esse gelo você conseguiu quebrar. Com certeza foi a época mais feliz disso que chamam de minha vida. Mas pude enxergar que nesse meio tempo não existiu o amor. A base se rompeu e estou sem chão. Agora o seu sonho é ir embora. Enfim, percebi que na realidade você não é mulher pra mim.

martes, 19 de octubre de 2010

Sem roupa e sem maquiagem


Hoje este espaço virtual completa 3 anos de existência. Confuso com minha identidade, perpassei pelos pensamentos armazenados e percebi as mudanças que ocorreram. Três anos é pouco tempo, mas é muito. Refleti sobre várias coisas. Na verdade nem sei o que falar, é tanta coisa e quase nenhuma conclusão concreta. Mas estou mais tranquilo. A verdade sobre mim de fato nunca vai existir porque ela é dinâmica e eu estou sempre em transformação. Mas queria agradecer este espaço por me ajudar mais do que qualquer outra pessoa. Aqui estamos sem roupa e sem maquiagem, em uma espécie de auto-pscicologia virtual. Nós somos loucos. PARABÉNS!!!

lunes, 18 de octubre de 2010

Doce Outubro

Ela vem e depois vai. Amores impossíveis fazem parte da minha história e de certa maneira já estou acostumado, porém o fato "sofrer de amor" incomoda muito. Não faço o tipo Romeu e nem quero isso pra minha vida. As vezes penso que sou novo demais para preocupar com isso, contudo não consigo achar minha identidade, ou seja, o que eu realmente quero para mim. Os fatos machucam e me deixam confuso. O que o amor não faz?! Muitos pensamentos para pouco Paulo Vitor. Também não posso reclamar de nada, valeu a pena todas as aventuras que vivi na minha vida, fez eu descobrir que tenho um coração que pega fogo apesar de que, no final das contas, estou sozinho. Entretanto, o final da história é a gente que faz. Sigo.

viernes, 15 de octubre de 2010

Dia do professor

Hoje é o primeiro dia dos professores que estou atuando na profissão. Neste espaço já foram postadas diversas reflexões sobre a Educação no Brasil, que sempre me empenhei para tentar melhorar. Infelizmente nesta data não temos muito o que comemorar tendo em vista o cenário de desvalorização do profissional da Educação, decadência da família, escolas que são apenas pontes para o vestibular - as que tem ainda algo a oferecer, algumas nem paredes e quadro possuem. Pelo respeito ao professor brasileiro que se desdobra frente às dificuldades de sala de aula e periferia, digo parabéns e obrigado. Por um real desenvolvimento intelectual e cidadania de toda pessoa humana, lutamos!

martes, 12 de octubre de 2010

Realidade sertaneja

Duas grades de cerveja, uma tequila, uma vodka - e quem me derrubou foi você. O destino que não podemos controlar e bagunça tudo. Agora é o tempo que vai agir. Que todos os dias sejam "o último dia".

sábado, 9 de octubre de 2010

PV nas eleições 2010

Resultados
______________________

Fui para a urna dia 3 com muita esperança na transformação de seja lá o que for, mas basicamente, na transformação dessa merda toda. Juro que tinha verdadeira esperança. 3 candidados do meu partido (em 2 eu votei) ganharam para diferentes cargos - Distrital, Federal e Senador. Minha Energia valeu a pena. Me surpreendi com os votos de mudança simbolizados por Marina. O DF votou demais nela, contudo, também votou demais na continuidade e ignorância levando para o segundo turno o "casal 20" Roriz. Não consigo entender de fato. Nas eleições passadas já havia tirado a conclusão de que os políticos não devem levar todo o peso das críticas, descréditos e xingamentos avulsos. A culpa é nossa!!! Colocamos no poder novamente mentes nefastas e perversas esse ano. Será que vamos passar mais 4 anos nos lamentando e ficando surpresos pelas travessuras dos políticos na minha cidade? Pra puta que pariu né...

jueves, 7 de octubre de 2010

Dá notícia

Tá bom, eu tenho meu jeito de ter meus amigos por perto, jeito meio doce meloso meio filho-de-uma-puta. Mas é meu jeito, quem gosta torna-se uma pessoa da minha vida, com muito carinho à reboque. Quem não entende isso e não tem isso não precisa ficar dando notícia pro mundo da bomba de Hiroshima. Eu só sou eu e pronto - mesmo assim com muitos obstáculos impostos que aceito calado por carinho ao outro. Paradigma.

miércoles, 6 de octubre de 2010

Rubi

molhado e renovado

Era um dia planejado, esperado. Todo mundo espera e planeja esse dia, mesmo que inconscientemente. Não começou do jeito que eu imaginei. Parecia um dia como qualquer outro: trabalhei, estudei, resolvi coisas para os outros, meu pai mais uma vez diz que não pode ajudar, sofro de amor. Puta merda. De repente, ouço uma voz: "professor, correr na chuva renova a gente". Parti. Correndo pelas poças, segurando minha bolsa. Ruas esburacadas, quando passo em um beco macabro a luz acaba, tudo escuro, água pra tudo quanto é lado. Já não aguentava mais correr. Então eu corria. Em casa, sorrisos sozinho. Estava renovado. Obrigado pela Energia positiva todo mundo!

miércoles, 29 de septiembre de 2010

Ensino-aprendizagem

Quando a gente ama, não tem jeito. Todos sabem da minha paixão pela sala de aula, onde encontro a cada hora novos desafios, conhecimentos e aprendizados. Já tem algum tempo que deixei de atuar na escola para seguir novos rumos, porém a saudade sempre batia forte. Fui para Marabá-PA, onde aprendi muita, mas muita coisa. Entretanto, ao pousar nessa cidade senti logo de cara a mudança de ares, junto com uma proposta para voltar a ser um professor. Não pensei 2 vezes. Hoje foi meu primeiro dia no Colégio - conheci algumas das minhas várias turmas. Na verdade fiz muita palhaçada com eles, para celebrar minha volta. A partir de agora começa o trabalho sério. O que eu escolhi.

martes, 28 de septiembre de 2010

Obrigado Brasília por me receber com chuva e boas notícias! Te odeio menos.

lunes, 27 de septiembre de 2010

O sonhador

A pior dor é a dor do amor. Eu fico acabado, triste e sofro sempre. Já cai e fiquei largado na solidão com o coração ferido de desilusão. Nenhuma palavra me tirava da fossa. Hoje estou novamente no fundo do poço. O amor é foda. Para mim isso não importa, mesmo que pareça uma rua sem saida eu sigo em frente. Pode doer o tanto que for, que eu sempre vou arriscar outra paixão.

viernes, 24 de septiembre de 2010

PV nas eleições 2010

Partidos políticos
__________________________

Os partidos são instituições que promovem o papel super importante de estruturação de ideias para toda a nação. Atualmente, estão desacreditados pelo senso comum de que se deve votar na pessoa e não no partido. Um terrível engano. Infelizmente não achei nenhuma pesquisa que comprovasse esse senso, mas converso com eleitores de todo o Brasil para ter essa base. O grande equívoco de votar somente no cidadão-canditato, em todas as instâncias, sem considerar o partido político está no conflito de ideologias no salão político - câmaras, senado, etc. Um exemplo prático, se votamos em um cidadão-canditado de um partido para Deputado Federal e, para Senador, um cidadão-candidato do partido de oposição havará um conflito de ideias entre dois, que pode ser, em alguns casos, prejudicial. Um pode tentar impedir a aprovação do trabalho do outro, vice-verça. Para aprovar um projeto, uma autoridade pode, por exemplo, ter que pagar ao outro para que vote a favor. Esse projeto pode ser muito bom para a sociedade, porém, para isso, criamos - nós criamos - a corrupção (vide caso do 'Mensalão'). Não se enganem em achar que desejo apenas um partido no poder, a diversidade é sempre bem vinda. Digo no sentido do voto individual, para que a pessoa não anule próprio voto nas urnas. Isso ajudaria a acabar, também, com o troca-troca de partidos. Dessa forma, poderia-se estruturar melhor os fundamentos, com compromisso. Bom, isso é apenas uma ideia minha. Pode não ser um fato, devido a dinâmica da complexidade política e do meu pensamento. A coerência política partidária na hora da votação é fundamental para que as suas ideias sejam refletidas no âmbito político, para isso além do cidadão-candidado, escolha seu partido político.

jueves, 23 de septiembre de 2010

Muito vagamente me lembro quem sou

Meu coração está dividido em vários pedaços. Não está machucado, nem tampouco magoado. Está dividido - sem saber o rumo.

miércoles, 22 de septiembre de 2010

Revelação

– Parado, é um assalto!, diz uma voz distante e esquisita.
Estava em um lugar todo cor-de-azul e um rapaz apontava uma arminha de brinquedo, daquelas que atiram jatos de água.
– Para com isso!, eu disse.
Acordei.

Na noite de ontem dois rapazes me assaltaram na frente da empresa onde estou trabalhando nessa escrotidão de cidade. Na verdade, não eram rapazes, eram duas crianças com uma arma. Um dos dois engatilhou a arma no meu peito. Não era de brinquedo. Parei para reflitir sobre os significados - indicação da minha amiga - dos com meu chefe. A arma de brinquedo do meu sonho significava as crianças da realidade. O fato assalto persistiu. Que merda. Agora, só faltam me tirar a dignidade, porque hoje o coro vai comer nessa cidade. Cansei de deixar barato!

martes, 21 de septiembre de 2010

Despedida

Hoje começa a minha última semana aqui em Marabá, já estou sentindo o clima de despedida e até fico um pouco triste. Triste porque aprendi muita coisa aqui. Trabalhar no mundo dos negócios - um negócio de 100 milhões de reais - é algo tenso. Longe dos amigos, e de muita coisa muito importante, tive que ter nervos de aço para suportar. Nunca fui um cara do dinheiro, sempre fui um cara do sentimento. Sentimento é a coisa que menos existe nos negócios. Saio com saldo positivo na questão profissional. O resto, tentei fazer o possível, com jogo de cintura e as consequências avaliarei depois.

1. Gestão de pessoas é complicado demais, você é amigo dos colaboradores e acabam passando por cima de você. Definitivamento o ser humano é podre na carniça.

2. Morar com pessoas não é tão complicado quanto eu imaginava, a tolerância é fundamental. O egoísmo é um câncer.

3. Não tem a possibilidade de eu viver em um lugar isolado, sem amigos. Agora estou pensando 20 vezes antes de mudar para uma cidade estranha.

4. Viajar de avião é muito legal, sou muito bicho do mato! Foi a coisa que mais gostei em todo o processo.

5. O dinheiro não compra o amor, nem tampouco a felicidade. Estou sozinho.

lunes, 20 de septiembre de 2010

Castigo

O sonho não tem tempo, ele apenas existe e sua linha dança pelo espaço - tudo é possível. A realidade, não. A realidade tem a linha do tempo constante - e o tempo destrói tudo. Nosso sonho virou realidade e, assim, acabou como tudo acaba (ou se transforma, como preferem os físicos). Todas as palavras e promessas ditas não valem mais nada, como se fossem da boca pra fora. Eu nunca fui ruim, sempre fiz tudo que estava ao meu alcance, mas não adiantou: precisava de mais. Acabou. Já estou fudido mesmo, em todos os setores, então eu chuto o barraco. A partir de agora cada um segue a sua vida da maneira que achar adequado. Porque de hoje em diante é eu pra cá e você pra lá.

domingo, 19 de septiembre de 2010

Diz para mim o que mais você quer da minha vida?

Sempre com muito carinho dediquei todos os meus sonhos, meu passado, presente e futuro à você. Tudo o que eu pude fazer, considerando as muitas limitações que tinha (e ainda tenho). Meu tempo livre, os feriados. Sempre com você, pensando em ti. Não é reclamando que escrevo isso. Sempre conto os segundos para cair na estrada, dentro de uma lata velha e até mesmo ficar jogado no relento. Faço tudo isso porque adoro. Amo. Mesmo com tudo isso você não está satisfeita. Ainda sou um cafajeste filho de uma puta. Nunca fui santo, mas não mereço tudo isso. Se eu estou com a barba mau feita e bêbado no trabalho escrevendo isso, a culpa é sua. Diz pra mim o que mais você quer da minha vida?

sábado, 18 de septiembre de 2010

O ex-capitão

Para falar de um caso que me afetou de maneira especial, gostaria que o tempo passasse um pouco antes de falar alguma coisa. A cabeça das pessoas fica alienada quando a mídia bombardeia um caso. Havia muita raiva, indignação, correntes. Para deixar claro: não acho que isso é de todo negativo. O fato é que o capitão, O CARA do meu time, que já foi o personagem principal de várias alegrias no curso da minha vida é acusado de participar de um assassinato. Não só um assassinato, mas um crime complexo envolvendo uma mulher rica em detalhes. No início eu não acreditei, até que vi o "Bruno doido" (como eu costumava chama-lo nos jogos, pelas suas maluquices que eu gostava) entrando em um camburão e jogado atrás das grandes. Na verdade eu comecei o texo de forma errada, porque eu não sei o que falar. Mas ele foi um cara que eu sempre admirei e que vacilou demais. Agora já era. O pior, é que sem a galera do mau meu time está caindo pelas tabelas. Cheio de branquelas e bonzinhos não vamos para frente. Mas vamos nos reestruturar da maneira correta, com Zico pelo Flamengo. Porque o Flamengo é maior que tudo isso.

jueves, 16 de septiembre de 2010

Altos e baixos: em busca da estabilidade que nunca existiu

"Caro Paulo, excelente trabalho!"
Meu celular apitou anoite anunciando essa mensagem de e-mail, enviado pelo dono da empresa onde eu trabalho. Fiquei feliz. Ontem foi o dia que mais produzi nos meus quase 40 dias aqui em Marabá. Meu time finalmente ganhou - com um gol sofrido aos 49 do segundo tempo do meu talismã Toró. Aos poucos as coisas estão entrando no ritmo que estavam, antes das interferências misteriosas. Pensamento positivo sempre presente. Trabalho, dedicação. Recentemente nos meus pensamentos estava presente a ideia de voltar para a sala de aula, meu sonho declarado. Já estava sem esperança, procurando novos rumos, quando recebo uma ligação hoje de manha de uma escola em Brasília querendo conversar comigo. Longe, pedi para que aguardassem duas semanas. Vamos ver... O que me deixa chateado é a situação da minha família, sem estar por perto não posso fazer muita coisa. O mundo girou, agora são vocês que me querem. Desse jeito, não.

lunes, 13 de septiembre de 2010

a Energia positiva

Sempre tive uma relação muito forte com a Energia. Eu sinto, apesar de não conseguir controlar, consigo identificar se é boa ou não. Especialmente na última semana, senti uma Energia estranha. Não conseguia identificar se aquele "ar" era bom ou patógeno para mim. Concretizei algumas coisas que conquistei com trabalho, porém elas foram corroídas logo em seguida. No final, fiquei com saldo positivo, mas com aquele gostinho de que poderia ser melhor por tudo que eu fiz. Estava confuso. Mas o importante é que agora estou bem. Não posso me apegar às coisas materiais, podem até me tirar isso. Eu trabalho pra caralho, estudo e posso conseguir outra coisa melhor - como consegui. Mas a dignidade e a honra, esses filhos da puta jamais terão. Continuo sempre com a Energia positiva do meu lado.

domingo, 12 de septiembre de 2010

PV nas eleições 2010

Presidente Lula
___________________

O Presidente Lula não está concorrendo a nenhum cargo nessas eleições. Mas seguramente ele é a figura que mais aparece nas propagandas eleitorais. Isso significa que a sua figura representa muito mais do que se já imaginava. Reflexo de um período em que os partidos esquerdistas estão muito fortes na América Latina, como nunca antes visto na história do conjunto dessa região. A consolidação da América Latina é uma obrigação e dever para reverter o quadro atual de explorada e marginalizada, com pólos de desenvolvimento ligados às áreas centrais e que subjugam a maioria das outras regiões que continuam sem qualidade sócio-espacial alguma. Sinto que a hora é agora.

viernes, 3 de septiembre de 2010

Voilà

O Cheff Pierre Victor, preparou mais uma receita para solteiros. Apesar de estar afastado deste espaço virtual por longa data, retorna com uma refeição deliciosa e promete enviar mais receitas para nós solteiros, sem dinheiro e sem tempo.

Confira a última receita do Cheff neste blog.

Açaí peveniano

Igredientes:

314 ml de creme de açaí natural

1,8 colheres de sopa de açucar

2,6 colheres de sopa de leite Ninho em pó

37 g de flocos de tapioca

Coloque o creme de açaí em uma caneca ou tigela. Adicione o leite em pó e açucar. Misture bem. O açaí vai engrossar e continue misturando até ficar homogêneo. Feito isso, adicione os flocos de tapioca . Voilà. Está pronta uma das receitas mais tradicionais e gostosas do norte brasileiro.


jueves, 2 de septiembre de 2010

Por uma mente Maior

A cada 7 anos todas as celulas do nosso corpo são renovadas, ou seja, com meus 21 anos já fui 3 pessoas diferentes. Contudo, minha essência continua a mesma. Nossas mentes - com as informações da nossa identidade, personalidade e cultura -, flutuam em uma dimensão paralela da nossa parte física - colada ao espaço geográfico -, apesar de estarem conectadas. Dessa maneira, nossos corpos estão conectados com nossa mente assim como todas as nossas mentes estão conectadas. Essa é a grande maravilha da vida. Por isso temos o instinto: por que de alguma forma conseguimos fisgar as informações e ilusões de vidas passadas que estão flutuando por aí para quem quiser pescar. Isso explica os avanços tecnológicos e culturais. Não desconsiderando a (muito valiosa) ajuda da linguagem. Para uma mente Maior, precisamos, então, achar um meio de nos conectarmos à todas as informações que estão nesse "mundo paralelo dos pensamentos". Teriamos várias possibilidades de informações para atuarmos na realidade (físico-geográfico) de uma forma mais inteligente, emotiva e sustentável. Temos mecanismos, ferramentas, culturas e sobretudo um cérebro capaz de absorver tudo isso. O sonho é a ligação para um mundo de infinitas possibilidades do desejo, conhecimento e da comunidade. Seriamos livres para ir em qualquer lugar do universo, apenas com nossa mente.

lunes, 30 de agosto de 2010

Waking life

"O pesadelo" (Nachtmahr) de Johann Heinrich Füssli, 1781, Óleo sobre tela.

Há muitos e muitos anos eu não tinha um pesadelo, isso é uma ocorrência rara na minha vida. Por alguma razão, quando meus olhos abrem eu me esqueço automaticamente de tudo que aconteceu em meus pensamentos subconscientes durante a noite. Não lembro de nenhum sonho, com poucas excessões. Dessa forma, a questão é: como eu sei se tive um pesadelo ou não?. Isso eu consigo sentir, lembro se foi bom ou ruim. Normalmente meus sonhos são normais, como se eu estivesse vivendo naturalmente - sem lombras, ações cotidianas. Talvez minha vida na Matrix Porém, essa noite tive um pesadelo terrível: Não me lembro direito, estava em um lugar aí acontecia uma coisa muito ruim comigo. Aí eu acordava e estava em outro lugar que também acontecia uma coisa ruim. E ia acordando em lugares diferentes e em cada um deles me livrava por muito pouco ou era alvo de algo trágico. No último, eu pulei da cama como nos filmes. Fiquei sentado. Logo fiquei de pé. Finalmente estava no meu quarto, onde (supostamente) era a realidade. Estava todo suado, tremendo. Tomei água. De fato estava acordado. Queria saber se isso tem algum significado, mas tenho medo de saber.

domingo, 29 de agosto de 2010

PV nas Eleições 2010

Os meus pensamentos sobre a dinâmica política na história da humanidade sempre fizeram parte deste espaço virtual. Atualmente vivemos um período de eleições no Brasil, onde fervem os sentimentos sociais, misturados com grandes farsas paternalistas e palhaçadas populares. Acho extremamente rico todo esse teatro, sobretudo para o fortalecimento da reflexão do pensamento crítico e democrático. Durante alguns meses observei alguns possíveis candidatos ao meu voto e finalmente hoje cheguei a conclusão em quem vou votar em todas as instâncias. Quem são? Nessa reflexão que acabo de citar, penso que o marketing político e as pesquisas eleitorais são o câncer da democracia e, consequentemente, das eleições - muito mais do que os candidatos despreparados e 'corruptos', como costumamos chamar a classe. Então, sem nomes e sem propaganda. Espero que de presente de aniversário eu ganhe um Brasil com bons administradores eleitos pelo pensamento racional do povo para o povo.

viernes, 27 de agosto de 2010

No ritmo do tempo

O destino é inevitável e implacável. Ditado pelo ritmo dos tambores do tempo ele segue em sua jornada tortuosa - no caso do meu destino, muito tortuosa - dando graça à vida das pessoas. Chora agora, ri depois: meu destino é assim. Sempre criando situações inusitadas e que eu não consigo me livrar sem um grande esforço. Me perco e fico confuso, pois sou péssimo em escolhas. Ainda mais quando as escolhas envolvem, sempre, a vida de outras pessoas (que também tem seu destino, tempo e sonhos). Essas reviravoltas e travessuras do tempo me mantém vivo, agitam minha vida assim como a Energia mantém os átomos e toda a matéria e anti-matéria do universo ativas. Porém, o que me faz me sentir mais sujo é magoar quem eu gosto na linha do destino. Quando acordei hoje de manha, fiquei pensando e cheguei a conclusão de que já magoei quase todas as pessoas que eu realmente me importo. Eu sou sujo, então. Estou me sentindo enjoado e podre, meu estomago dói. Mas a vida é só uma e vou enfrentar todos os eventos. Tenho que pensar mais em mim. Pegar as rédeas do meu destino (in)domável e cortar ele de esporas para seguir em frente.

miércoles, 25 de agosto de 2010

Vocês vão ter que me engolir

Sempre quis estudar em uma Universidade Federal, porém nunca fui aceito pelo sistema sujo que elas propõem - permitindo o acesso apenas das elites. Porém, eu ralei bastante e, seguramente, só eu sei o que passei para receber a notícia que chegou hoje na minha caixa de entrada: "Matricula confirmada". Agora sou estudante do curso de Sistemas de Informação Geográfica da Universidade Federal do Paraná. Quero apenas dizer que vocês vão ter que me engolir agora, federais. Ainda vão ter que me chamar de Doutor em um futuro não tão distante. Suas putas, eu não tenho dinheiro - mas tenho o que realmente importa!


Queria colocar isso pra fora tem muito tempo.

lunes, 23 de agosto de 2010

Se Deus é homem, ele gosta de mulher

A sacada do quarto que estou dorminco fica de frente para uma Igreja: a Assembléia de Deus. Fico sempre reparando os cultos aos domingos, tomando açaí - acho super legal. Cheguei a conclusão de que as saias das evangélicas a cada dia ficam menores. Antes tinhamos aqueles saiotes ridículos abaixo do joelho com um corte atrás para elas poderem andar com um pouco menos de dificuldade. Ontem tinha uma filha de deus com uma saia com quase um palmo acima do joelho! Refleti. Penso que em 2012 as irmãs vão para o culto de biquini. Isso, de fato, seria o fim do mundo.

viernes, 20 de agosto de 2010

Dia do fico

Hoje fui convidado a ficar mais um tempo aqui em Marabá porque eu trabalho muito bem pelos meus serviços prestados e decidi ficar até o dia 28 de Setembro. Mais um tempo longe da minha cama e das pessoas que eu gosto. Porém, dia 4 estou indo pra Brasília ver o povo que se importou comigo e resolver meus problemas. Tinha muito medo de ficar preso aqui, mas pensando melhor vai ser importante profissionalmente, além de ganhar um extra que vai servir pra muitas coisas se eu não gastar tudo com cachaça como pagar meus cursos e enfim, isso é uma conversa pra outra hora. O pior é que eu até que gosto dessa esculhambação dessa cidade, dessa loucura. Brasília é tudo muito certinho, numerado - enche o saco as vezes. Então, eu sou é do Pará!

jueves, 19 de agosto de 2010

Mundo injusto

As palavras estão perfeitamente encaixadas na minha cabeça. Mas agora, escrevendo aqui, tudo ficou muito embaralhado. Assim como a minha vida nos ultimos tempos. Me enrolei como se tentasse me desprender de uma teia de aranha gigante e a cada movimento que faço fico mais preso. Não consigo me desvenciliar. Na verdade, a frase certa - que cheguei a conclusão em uma conversa com uma amiga - é: Não consigo me organizar. Estou aqui no norte com saudade de Brasília algumas pessoas que moram em Brasília. Sendo que essas pessoas, quando eu estava lá nem tinha tanto contado. Também tenho vontade de ir pra Minas Gerais, mas se for não terei o que eu quero. Quero ir pra São Paulo mas tenho medo de ser engolido por aquele mostro e não dar certo e ter que voltar com o rabo entre as pernas. Tenho vontade de largar tudo. Tenho medo de deixar tudo pra trás. Na verdade me sinto como se estivesse sem chão. E sem um espaço geografico para apoiar os meus pés, estou fora da realidade e sem identidade. Já disse que vou refletir sobre minha vida e vou fazer isso com dedicação. Organizar minha vida e ter metas. Inclusive uma notícia muito boa está vindo por aí...

martes, 17 de agosto de 2010

Companheiro é companheiro e filho da puta é filho da puta

Quando a gente se distancia das pessoas que estão sempre perto de nós é que percebemos quem elas realmente são. Esse ultimo período é bem clássico e é quase um ditado popular. Certamente todas as pessoas tem seus problemas e suas vidas particulares para tocarem e seguir em frente - e não posso esperar que todos me deem atenção o tempo todo. Contudo, nas entrelinhas da distância e do tempo percebi quem realmente se importa comigo. Saber se estou bem ou feliz aqui (ou o contrário), o que eu faço aqui, ter curiosidade sobre minha estadia em outro lugar do planeta Terra. Resultado: Me surpreendi completamente. Ações em relação a isso: Refletir sobre minha vida e fazer mudanças drásticas a partir de agora. A caixa do restaurante onde eu almoçava me mandou um e-mail me perguntando como eu estava aqui; e um ser que considerava um grande amigo (daqueles melhores amigos) nem atende e nem retorna minhas ligações. Por mais que eu odeie o tempo, ele me ensina muitas coisas... Faz meu mundo girar, dá graça à minha vida. Mundança. Isso mesmo: Mudança!

sábado, 14 de agosto de 2010


Tudo o que eu penso sobre cinema foi batido no liquidificador da minha cabeça em um frenesi delicioso. Ontem estava sozinho na minha casa na casa onde estou morando. Na morgação da cama depois de comer um vatapá com tucupi resolvi colocar um filme que assisti faz muito tempo - acho que uns 9 anos: O filme era Central do Brasil. Puta que pariu, que filme foda. O melhor filme que o cinema mundial, em toda sua história, já produziu. A fotografia PERFEITA - cores, enquadramentos, transições -, roteiro e diálogos super bem pensados, a musicalidade e o Brasil mostrado de um jeito singelo e verdadeiro (não apelativo como de custume no cinema latino-americano). Tenho até que atualizar minha lista. Ainda estou com aquele primeiro encantado do filme, pensando nele toda hora. Como já disse aqui neste espaço: "O bom filme é aquele que começa quando as letrinhas começam a subir". Já ia me esquecendo da brilhante atuação dos atores como Fernanda Montenegro, Othon Bastos, Marília Pêra, Mateus Nachtergaele e outros. Central do Brasil. Bra, 1998, Walter Salles. Indicação para quem gosta da técnica da sétima arte assim como eu ou para ver em casa no Domingo com a namorada, amigos...

jueves, 12 de agosto de 2010

Mil e uma noites de amor com você

Nos momentos de angustias só você estava do meu lado e escutou meus desabafos. Em casa, no trabalho, na rua, em outras cidades... Você me conhece como ninguém. Porém, você é fofoqueira, espalha tudo que eu digo para todo mundo. Se eu estou louco, triste ou feliz - isso não importa mais, isso para mim tanto faz. A culpa é nossa. De palavras nem sempre tão sinceras ou bem interpretadas são feitas nossas discussões. Mas eu te amo, meu espaço virtual.

lunes, 9 de agosto de 2010

Pôr do Sol

Sábado estava na praia admirando o Sol se pondo aqui em Marabá - tirando algumas fotos. Percebi que esse era um momento que sempre me encantou inconscientemente. Na minha pasta de fotos, vi que tinha várias fotos de pôr do sol. Organizei todas em uma pasta (perdi a foto que eu mais gostava, não sei como... Puta que pariu)


Marabá - PA


João Pinheiro - MG


Alexânia - GO


Guará - DF

Fotografias: PV Mendes

sábado, 7 de agosto de 2010

Saudade que dói no meu peito me rói

A comunicação é algo incrível e nós - seres humanos - temos uma forma única de comunicação que é fundamental para minha existência. Derrepende meu mundo vira. Recebo proposta de emprego em Minas Gerais, para trabalhar no TRE nesse período de pré-eleições e na escola municipal e estadual como professor. Depois recebo outra proposta para vir para o Pará com a empresa na qual eu trabalho em Brasília (que estava começando a me integrar e desenvolver bons projetos). Tempo para pensar em que rumo seguir na minha vida, nessa decisão tão importante? Eu tive. Tive exatos 1 dia para decidir tudo isso. Fiquei louco, chorei, liguei pra todo mundo. Uma conversa de alguns minutos com o Carlos (não gosto de citar nomes no Blog, mas...) e ficou tudo exclarecido. Que conversa boa, esse rapaz é um filho da puta com as palavras. Decidi vir para o Marabá que é uma oportunidade única. Aqui encontrei trabalho, pessoas muito boas e a falta de comunicação. Aqui no meu quarto não tenho internet, não rola de fazer interurbano com cartão telefonico - 20 unidades = 3 minutos - e não tenho amigos de verdade por perto. Estou começando a ficar louco. Uma pessoa tão frágil, insegura e carente como eu não pode ficar assim por muito tempo. Estou lutando todo dia, aproveitando a oportuntunidade. O tempo tem que passar. O tempo que inspira este espaço virtual constrói, destrói e faz de mim o que sou. Saudade de todo mundo.

viernes, 6 de agosto de 2010

5 fatos de Marabá - PA

1. 37º é quando está frio;

2. Não se assuste com os nomes das comidas;

3. É proibido andar de moto com capacete;

4. Açai dá até em telhado de pedra;

5. Rio e praia é a mesma coisa.

miércoles, 4 de agosto de 2010

Jack, Kate, Desmond e açaí

Minha mala está pronta: cheia de roupas, coragem, incerteza e embriões de desafios. Em uma semana tudo aconteceu muito rápido na minha vida. Consegui fazer escolhas sob muita pressão e penso ter escolhido o caminho certo. Marabá, no Pará é o meu destino. Fui convidado pela empresa para trabalhar por 30 dias nessa cidade onde estão construindo uma ecovila que nada mais é que um condomínio de luxo para os ricos falarem que são ecologicamente corretos do que um novo conceito em habitação, baseado na preservação e sustentabilidade sócio-ecológica do local. Meu voo - G31801 - parte hoje às 21h50 e estou muito ansioso com isso. Nem lembro como é viajar de avião. Hoje sonhei que caia na ilha de Lost e... enfim, imagino que vai ser mais ou menos isso que encontrarei lá... Aventura e vários desafios.

lunes, 2 de agosto de 2010

7 vidas

Já morri tantas vezes que eu já perdi a conta, em cada não-reconhecimento seu, em cada olhar indiferente que você me dá e a cada resposta grosseira no telefone. A escuridão sobe para minha cabeça e meu corpo diminui até eu ficar do tamanho de um nada, como se tivesse tomado uma pílula do Chapolin Colorado. Na minha cabeça vozes dizendo para eu esquecer tudo isso e seguir em frente, caminhando com minhas próprias pernas. Abre essa porta e baixa essa guarda, sou sangue do seu sangue e não deveria me tratar assim. Não sou cachorro de rua. Para de jogo e fale ao menos um pouco comigo.

sábado, 31 de julio de 2010

Conversa entre o Id e o Superego

Eu já me cansei desse chove-não-molha, das suas desculpas e dos seu lamentos. Agora não há tempo para conversa, a decisão tem que ser tomada. Você não diz 'não' e nem assume nada. Assim não dá! A vida está aí para ser vivida, Paulo. Tudo que eu tinha de amor eu te dei, todo meu apoio, minha sabedoria. Você ficou apenas reclamando, triste pelos cantos, depressivo. Agora é tudo ou nada, eu quero uma vida digna. Não quero ficar hospedado no seu corpo tendo apenas alguns prazeres eventualmente ou algumas tardes felizes. Eu quero mais. Podemos mais, Paulo. Eu quero você do jeito que eu sonhei, ou você me solta ou você me laça. Loucura. Não consigo mais viver desse jeito e se eu morrer, você também morre, meu eu.

miércoles, 28 de julio de 2010

A galopeira Larissa Riquelme

Fui em um baile em Assunción, capital do Paraguai, onde vi as paraguaias sorridentes a bailar. Dentre elas uma em especial me chamou a atenção, aquela gata latina olhando para mim: Larissa Riquelme era seu nome. Aquele decote pulando de sua blusa listrada de vermelho, branco e azul me deixava louco. Chamei ela para dançar, bem colado. Ela me falava sobre a vida, futebol, sobre como eu era um cara legal, bonito. Fomos ao bar comprar uma tequila. Depois da dose, me aproximei - o olhar dela encontrou o meu, nossas bocas se aproximaram... Acordei abraçado com o travesseiro, rolando na cama. Era hora de trabalhar.

martes, 27 de julio de 2010

ExpôMorada

Querido diário,
a ansiedade era grande com todo o planejamento para essa viagem. Contudo, a realidade se mostrou diferente. As coisas começaram a sair do controle e eu me desesperei, fiquei nervoso. Em tempos de festa não poderia ficar assim. Cheguei em uma manha fria, de surpresa - me esperavam mais tarde. Tomei café brinquei com meus animaizinhos - Julinha (irmã) e Luke (cachorro) -, tomei banho logo para acabar com a saudade que estava doento. A saudade foi embora de maneira rápida, e me tirou o fôlego. Bom demais, a melhor. Fui trabalhar, ajudei minha prima. Visitei o Ruidan, fomos para a casa do Renan - compramos Vodca. A noite prometia. Acabamos com a Vodca e entramos. Primeiro dia de festa - muita farra. Estava morto, fomos dormir. Acordei, fomos na feirinha e tomamos garapa, compramos outra Vodca. Almocei. A tarde era nossa, tomamos sorvete, andamos, deitamos... Experimentei casacos, não gostei de nenhum. Fui pra casa. Curti minha casa. Denovo pra ExpôMorada, a noite prometia. Acabamos com Vodca, Curaçau - Ruidan, David, Testa, Diego, Larisse e eu. O desentendimento nós resolvemos da nossa maneira. Falei o que não devia e mereci as consequencias. Me arrependi. Na manha de Domingo, comecei a tentar reverter esses fatos. Conversei com o Carlos que estava ficando lá em casa. Esperei ela chegar, ficamos atoa novamente. Depois fomos na praça - Marcus, Sérgio, Renan, Ruidan, Larisse e eu - fomos ao clube, jogamos sinuca, depois volei. Machuquei o joelho. Assisti o jogode futebol, e mais um dia de ExpôMorada. Esse era o melhor dia, também o último. O show foi muito bom, dançamos. Fiquei abraçado. Passei todo mundo pro camarote, foi divertido. Preferiria o nada e só nós pra ficar. Era tarde. Na verdade, era cedo, chorei. Perdemos a hora...

jueves, 22 de julio de 2010

BR - 040

Morada Nova eu estou chegando, estou vindo de Goiânia, ontem estava em Brasília e amanha vou pra Três Marias. Que a saudade tá me matando tem uma mineira a me esperar.

martes, 20 de julio de 2010

Verdade nua e crua

Por que estou com a sensação de que não posso escrever tudo que eu penso aqui? Esse fato faz o sentido deste espaço se perder. Preciso tornar ativa minha identidade e personalidade.

lunes, 19 de julio de 2010

Serra Dourada

Minha paixão pelo setão brasileiro tinha como a principal tristeza o fato de eu não conhecer os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de não conhecer a cidade de Goiânia. É muito importante pra mim, que gosto tanto da cultura, do jeito e das pessoas do interior brasileiro, conhecer essas regiões - que sempre estão em meus sonhos. Hoje me sinto muito feliz por ter conhecido Goiânia-GO. A cidade é muito linda, dá pra sentir seu ar sertanejo. Fiquei apaixonado. Seguimos pra estrada em uma manha de Sol forte e fiquei admirando o relevo desenhando o horizonte, passando por Anápolis, Goianésia, Alexânia e Abadiânia. Fizemos o que é chamado de "parada obrigatória" no Jerivá, onde comi o melhor empadão da minha vida. Seguimos - Mocó, Chicório, Camilla e eu - em busca da Biela pela Avenida Anhaguera. Com todos à bordo fomos ao bem estruturado Serra Dourada. Na entrada do estágio houve um pequeno imprevisto com meu ingresso somado a minha carteirinha de estudante vencida, que foi rapidamento solucionado (jeitinho brasileiro). Devo admitir, um estádio de futebol é totalmente diferente daquilo que eu imaginava, mas fiquei encantado, perdi a voz. Milhares de vozes em um único local, muita energia e o Pet! Espero voltar outras vezes nessa cidade com mais calma. Quem sabe eu não faça uma viajem Goiânia - Cuiabá - Campo Grande... Obrigado Brasil, cada pedaço de solo que conheço de ti me apaixono ainda mais.

sábado, 17 de julio de 2010

A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena

Pode envenenar, agora para mim tanto faz, a culpa é sua. Já tem algum tempo... quanto mesmo? Quatro anos. Ao te ver pela janela me veio à mente um prato bem recheado frio, mas muito frio - delicioso. Você já se esqueceu; eu também já estava quase me esquecendo, mas não. Você vai me pagar, vai receber tudo aquilo que merece. Jamais fiz esse tipo de coisa, não sou rancoroso, nem tampouco coleciono inimigos (pelo contrário, não tenho nenhum). Contudo, vou mudar meus conceitos para te machucar lentamente, como uma tortura. Mesmo que me machuque também, o meu ódio será a sua herança.

miércoles, 14 de julio de 2010

O tempo passa

Estava pensando na minha querida irmã que veio me visitar em Brasília, pensando na saudade que sinto dela, no jeito dela... Percebi o tanto que o tempo passa rápido, silencioso e imperceptível. Não tem muito tempo, ela morava na minha casa e toda madrugada que ela chorava eu acordava, para dar um descanso aos meus pais, trocava suas fraudas e brincava com ela. Na manha antes de ir pra escola tirava fotos engraçadas dela. Nessa visita, ela já estava lendo, conversando sobre vários assuntos - sempre com aquele jeito muleca dela -, banguela (risos). Ela não precisava mais da minha ajuda para nada, confesso que senti um vazio. Não era pai dela, nem tampouco um irmão (afinal, não participo da vida dela como tal). Enfim, somente pensamentos. Eu amo aquela aprendiz de piriguete.

















Fotografia de 2004 (nostalgia: ao fundo meu quarto onde dormi 16 anos da minha vida).


















Fotografia de 2006.


















Fotografia de 2007.






















Fotografia de 2010.

martes, 13 de julio de 2010

Não consegui pensar em um título para este post

A raiva, o ódio e o estresse são eventos que causam danos terríveis em mim. Primeiro, por não conseguir controlar, acabo sem querer afetando outras pessoas. Em segundo lugar - e mais importante -, concentro no meu ser Energias negativas, o Lado Negro da Força. Justamente na contra-mão daquilo que eu acredito. Preciso melhorar isso. A solidão de viver só consumiu minha paciência e meu senso de viver em comunidade. Compreensão. Quero ajuda.

lunes, 12 de julio de 2010

Nova Ordem Futebolística (Futebol se pensa)


Atrás da cultura pop da Copa do Mundo envolvendo: Larissa Riquelme, Bobbi Eden, Polvo Paul, #CalaBocaGalvão, Mick Jagger azarado, entre outros; os amamantes do futebol conseguiram ver a concretização da Nova Ordem no futebol, que já vem sendo amadurecida a algum tempo.

Essa Nova Ordem é caracterizada pelo achatamento da diferença entre os países tradicionais e os menos tradicionais. Seleções como Gana, Suiça, Coréia do Sul, Croácia, Japão e Estados Unidos conseguiram seu espaço no cenário mundial, com conquistas importantes. Essa ascensão deve-se a um futebol praticado de forma extremamente pragmática, com linhas de zaga impenetráveis (vide Suiça que passou anos sem tomar gols - mas também não fazia), jogadores novos e condicionados à velocidade. Essa maneira de jogar futebol me deixa(va) chateado com o futebol, que perdeu a magia e tornou-se um negócio.

Contudo, essa final de Copa do Mundo demonstrou ao mundo que o futebol jogado de maneira leve, com toque de bola, criatividade e para frente sempre vai ser o ponto alto do esporte. Dessa maneira, a Espanha mereceu o título mundial, pois foi a equipe que mais se aproximou do espírito verdadeiro do futebol neste Mundial.

Obrigado Africa do Sul! Espero que mais surpresas futebolisticas sejam realizadas aqui no Brasil em 2014 - desejo também que os olhos deste cidadão consigam ver ao vivo tudo isso acontecendo.

El campeón del mundo España!!! PUTA MADRE!

sábado, 10 de julio de 2010

Dramalhão mexicano

Eu falo sim de amor, eu rasgo o meu peito, eu enfio o chifre na terra e saio arando tudo. Eu sou brega. Sou clichê - assim desse jeito. Vou falar de amor, vou sofrer de amor, encher a cara, vou chorar e sorrir. Sem medo da exposição, fico despido neste espaço virtual e falo (ou escrevo) o que meu coração pensa. Dessa forma eu sou quando se fala de amor. Eu sou o amor. Queria derramar esse amor em todo mundo, em cada cidadão terrestre: como uma onda que invade toda a cidade. O amor. Esse tal amor que já me levou do inferno ao céu - e vice versa -, que faz eu continuar vivo nesse mundo que quero sempre partir, ir embora. Não vou. Ficarei aqui para o amor. E quantas vezes mais eu julgar necessário, abrirei a minha alma, rascunharei de peito aberto e declamarei sobre o amor. Como um dramalhão mexicano, vou amar até sangrar, vou te amar e não vou ficar parado aqui. Meu destino é você. Só quero ser, também, amado.

viernes, 9 de julio de 2010

Alecrim e sal grosso (Resposta: 21 de Nov de 2009)

Beijo. Futebol. Sertão. Geografia. Sexo. Grafitti. Tequila. Festa. Chocolate. Encontro. Planeta. Luta. Chata da irmã. Flamengo. Estrada. Cerrado. Morada Nova. Piercing no mamilo. Bala. Pop art. Conhecer. Torcer. Cinema. Maconha. Roça. Simplicidade. Pavê. Piadas sem graça. Reconhecimento. Noite. Sol. Conhecimento. Trabalho. Correr. Viola. Cavalos. América latina. Bolo. Esperança. Embaixo da árvore. Bosta de vaca. Cachoeira. Chapada. Amigos. Socialismo. Geodinâmica. Roxo. Sertanejo. Revolução. Carnaval. Guitarra. Churrasco. Trocar ideias anoite. Melancolia. Roubar galinha. Pólo Aquático. Sushi. Viajar. Solo. Felicidade. Você. Aquele friozinho que só eu sei...

lunes, 5 de julio de 2010

Dunga burro?

Todo peso da eliminação do Brasil na Copa do Mundo 2010 foi jogada em cima de uma pessoa: Dunga. O técnico da seleção brasileira tem função-extra ingrata de agradar mais de 190 milhões de pessoas com personalidades diferentes e cegas pela paixão pelo futebol. Não obstante, tem que encarar os instrumentos de mídia perversos por natureza, sedentos por deslizes e furos para tentar vender algum jornal ou conseguir alguma audiência na TV - entre outros. As críticas foram as mais diversas. Das mais "clássicas": seu relacionamento ríspido com a mídia era condenado. Foi pressionado também por não levar os garotos do Santos (que acabaram de aparecer para o mundo) e o decadente Ronaldinho Gaúcho.

Com jogadas ensaiadas, um time mecânico, com potêncial no contra-ataque, jogadas aéreas e cobranças de falta, o Brasil foi ganhando tudo que tinha pela frente - Venceu as supercampeãs Argentina e Itália. Além da medalha Olímpica, Copa América, Copa das Confederações e a classificação em primeiro lugar nas Eliminatórias. Era um time dedicado, forte e experiente. Porém perdeu para a rápida Holanda (Aquele país da vaca e da maconha) nas Quartas-de-final da Copa.

Foi uma tristeza geral, contudo temos que levantar a cabeça. O time lutou e venceu tudo que podia. Estamos falando de esporte, um vence e outro perde. Perdemos dessa vez, mas não entregamos os pontos facilmente. Temos que ter orgulho daqueles 23 cidadãos do mundo que representaram a nação brasileira.

Concordo que existiram algumas falhas veementemente apontada por jornalistas esportivos (sobretudo dos canais da GloboSat - Globo e SporTV), como a não utilização de garotos rápidos e abilidosos. A Alemanha fez isso está tendo grande sucesso. Além de termos perdido um pouco do futebol arte, como demonstrava a Argentina. Gosto do futebol para frente, que encanta aos olhos de quem assiste. Emoção.

Entretanto, todas as criticas devem ser subjulgadas e "apequenadas" com o grande mérito deste pensador do futebol chamado Dunga: Ele conseguiu recuperar algo que quero e sempre quis para o meu time - Flamengo, para quem não sabe - O amor pela camisa. Esse sentimento foi esquecido pelos milhões de Euros, modelos semi-nuas e badalação nas cidades mais fervilhantes do mundo.

Eu senti o amor pela camisa por parte dos guerreiros, senti luta para ganhar. Essa vitória foi maior do que ganhar a Copa do Mundo. Obrigado Dunga.

viernes, 2 de julio de 2010

Patriotismo brasileiro


Não aguentei, levantei da mesa e meus olhos começaram a falhar. Os xingamentos jorravam da minha boca, o copo de cerveja estava pesado na minha mão. A partida acontecia e somente Energia positiva emanava do meu corpo (- mentira -, morte ao japonês também fazia parte dos meus pensamentos). O apito do arbitro ecoou no Nelson Mandela Bay. Algumas lagrimas ameaçaram sair dos meus olhos. Contudo, logo foram contidas pelo Batalhão Especial do meu corpo, que também ordenou à minha cabeça para que levantasse e que as lagrimas voltassem para suas respectivas glandulas. Não era necessário ter vergonha, eu vi raça, vi esporte. Obedeci o Batalhão Paulovitoriano, mesmo que estático naquele buteco. De cabeça levantada observei a senhora retirando a bandeirinha do seu carro e indo embora. O jovem rapaz retirando da tampa do seu motor a bandeira brasileira. Acabou o amor pelo Brasil? Senti indignação. Mais ainda minha cabeça se ergueu. Eu sou brasileiro e sempre amarei meu solo. No jogo nós perdemos, na vida a luta continua para vencermos, braseileiros. Até a vitória sempre. Em 2014, no Brasil, a Força estará conosco.

jueves, 1 de julio de 2010

Por que você me faz sofrer? Por que você me faz chorar?

Sempre foi muito difícil, todas as barreiras e os caminhos longos à percorrer. Mas sempre tinha em mente que seria tudo resolvido com o tempo, doce ingenuidade da gente ficar junto. Agora está indo tudo para o espaço. Eu mudei muito e você também, não é mais como antes. Mas será que isso é um defeito? Todo mundo muda e isso faz parte da vida, temos que tirar proveito disso em contraposição ao embate. Essa noite deitei, fiquei embaixo do edredom pensando e chorando e pensando e pensando e chorando e pensando...e pensando...Meu sonho ainda não morreu. Sou chato, não me entrego fácil quando eu quero. Todos os erros serão deixados em segundo plano quando tudo acondecer, de tão grandioso que será. Tenho que rachar a minha cabeça dura com uma marreta, a maior que tiver. fazê-la em pedaços para você remontar, pois só você sabe falar a palavra que me cura, como a reza de um Pagé cura a morte no alto Xingu. Essa minha agonia de viver só você acalma. Eu tento, tento e tento daqui distante. Você não percebe. Vou seguindo teimoso. Até quando? Você não deve me fazer sofrer, apesar de eu merecer para pagar tudo o que eu fiz. Eu espero que você tenha paciencia para a reconstrução que mais parece obra do governo com atrasos e voltas, paralizações - inclusive com mais de um ano. O estresse. Inverno. O tempo destrói tudo - sinto falta de você.

miércoles, 30 de junio de 2010

Arco-íris

O que eu quero dizer não pode ser dito, a sinceridade não é bem aceita por todos. Não é utopia o que eu penso. Apenas desejo. Eu não posso prever o futuro e prometer arco-íris todos os dias. O tempo dita nossas ações. Eu sou um problema e você não é a assistência técnica. Sempre digo as coisas certas, mas faço as coisas erradas. Penso. Eu não gosto disso, não gosto de teoria. Quero prática e ação. Eu perdi o último ônibus, mas vou pegar o próximo metrô. Eu assisto TV, lavo as louças, deito no sofá e *#*#*#*. Como posso ser tão idiota? Esquece o que eu disse. Eu tentei, mas você viu - é difícil de explicar.

viernes, 25 de junio de 2010

martes, 22 de junio de 2010

O céu de Paulo Vitor

O tempo passou, o tempo voou
Tudo parecia simples, fácil, livre e único
Minha mente se abriu, parecia um tonto
Refleti sobre a cidade, sobre a minha vida
Pensei em sexo
Eu chorei, depois eu ri
Caminhei sobre a brisa da noite, tomei um sol na praça
Minha boca estava seca, meus olhos cansados
Tudo é compartilhado - puxa e passa
Falamos besteira, pensei em sexo
As vezes eu gritava, as vezes eu ficava calado
Gritava sem motivo algum, outras sem razão
O tempo voou, o tempo passou sem razão
O playboy curtiu, a evangélica repudiou, a polícia criminalizou,
a descolada gostou e o maluco apaixonou
Tudo parecia simples, fácil, livre e único
Mas não é; a liberdade é perigosa nas mãos de um sonhador
Eu sorri, muito.

lunes, 21 de junio de 2010

Testemunhas

Na minha mente só se ouvia os violinos daquela música francesa, ditando meu sentimento que era refletida nos meus olhos. Não consigo disfarçar, esconder o que estou sentido. Está na minha cara - não vou continuar me fazendo de forte, fingir que estou contente quando na verdade estou destruído por dentro.
Já é madrugada e não consigo dormir. Começo a pensar em tudo que passou e começo a me descontrolar, chorar. Talvez seja imaturo em me abrir dessa forma, mas é preciso. Eu não tenho coragem de desabafar a minha falta com ninguém. O que os olhos não veem o coração não sente. Preciso me esconder de mim mesmo, mas onde eu vou, eu vou junto. Não consigo. Ninguém vai conseguir entender o que nem eu entendo.
O cinzeiro cheio cigarros pela metade, a garrafa do velho Chico Mineiro pela metade e o meu travesseiro (ou o travesseiro que sobra) são as únicas testemunhas das minhas noites de angustia. As evidências são claras. Acho que está na hora de crescer e assumir que esse sentimento não é tão fácil de existir. Vamos fazer o que tem que ser feito e deixar o orgulho de fora.
Alto aqui do quinto andar a vista do chão não é tão agradável aos meus olhos. Esse jeito triste de ter você longe dos olhos e dentro do meu coração é foda. Entretanto, consigo ver uma luz no fim do túnel e isso me mantém acordado neste pesadelo que quero sair de qualquer maneira. Apesar de adimitir que é o meu karma e destino. Desventura. Não quero piedade.

sábado, 19 de junio de 2010

Não sou o monstro, nem tampouco um príncipe encantado

Sou um ser pulsante, louco, arrogante, de pensamento livre e alma aberta. Não sou homem para você - Se quiser ter uma vida sem sofrimento, a solução é tentar me esquecer o mais rápido possível. De coração partido tenho que falar isso sobre eu mesmo. Ajude sua vida se afastando de mim, você que gosta de mim...

jueves, 17 de junio de 2010

Não é apologia, sim reflexão

"Trabalho oito horas, sete dias por semana só por fumar uma erva eu vou entrar em cana
Deputados cheiram, bebem e não vão para prisão; por que é ilegal?
Eles que lesam a pátria e sou eu o marginal
Não seja alienado, eles falam que faz mal e você aceita calado
Procure se informar
Uma erva natural não pode te prejudicar
Quem de nós está errado?
Você consome estas merdas e eu fumo um baseado
No que você pensa então?
Eles pegam a palmatória e você estende a mão
Desde pequeno você é induzido a fumar, induzido a beber e vendo a TV falar
Digam não as drogas, use camisinha e para de brigar
Mas beba muito álcool até a sua barriga inchar
O que você tem na cabeça?
Tudo que eles te falam você acha uma beleza
Aprenda a dizer não
Pense um pouco meu irmão!
Você tem medo de quem?
Eu fumo a minha erva e não faço mal a ninguém
A culpa é de quem?

Portugueses escravizaram e mataram nossos irmãos
Militares torturam e não foram pra prisão
Eu fumo minha erva e me chamam de ladrão
Os negros já fumavam erva antes da África deixar
Mas os senhores proibiram por não quererem nos libertar
E os senhores de hoje em dia estão proibindo também se o pobre começa a pensar
Parece que incomoda alguém
Crianças crescem nas ruas não confiam em ninguém, escondem nossa cultura referência ninguém tem
O país tá uma merda e a culpa é de quem?

A culpa é de quem, eles roubam no planalto e não pensam em ninguém
Manipulam as leis e vem com papo furado
Tudo que incomoda a eles, eles dizem está errado, então quem é o marginal?
Crianças morrem por sua culpa e eu que vivo ilegal
Tenho que me esconder por uma coisa natural enquanto eles metem a mão na maior cara de pau
Não vou ficar calado porque está tudo errado
Políticos cruzam os braços e o país está uma merda
Trabalho pra caralho e fumo minha erva e aí eu pergunto,
A culpa é de quem?"

Planet Hamp

miércoles, 16 de junio de 2010

Falei tarde

Nunca fui a favor de publicar coisas de outras pessoas no meu espaço virtual. Contudo, tem momento que eu penso: "não seria um plágio, sim uma homenagem". Não quero ganho ou tirar proveito disso. Apenas um ser humano já disse exatamento o que eu queria dizer.

martes, 15 de junio de 2010

Bicho-papão

O bicho-papão entrou na minha casa e fez o maior terror. Tomou minha casa, levou minha família, roubou minha mulher.
O bicho-papão nublou minha Energia e corrompeu a minha ideologia.
O bicho-papão tomou de assalto minha vida, controla meus atos e provoca a alienação.
Ele veio com calma e me fez carinho, me deu dinheiro e muita ilusão.
Agora o bicho-papão está acomodado - abre a geladeira sem pedir, dorme na minha cama e fuma no meu sofá.
O bicho-papão me deixou na miséria, cheio de solidão, sem nada para comer.
Meu olhos estão vendados, minha boca amordaçada e meus ouvidos tampados.
A Força e a esperança ainda não foram embora completamente do meu corpo.
Vou pegar o bicho-papão, fazê-lo ajoelhar e sacar minha espada;
Vou concentrar minha Energia e a cabeça do bicho-papão vai voar...

lunes, 14 de junio de 2010

Terapia

Lavar louças é mais barato e mais eficiente do que qualquer terapeuta. Pelo menos pra mim é. Porém, quem mais me ajudou nos tempos difíceis foi você, escutando minhas frescuras a tanto tempo - minhas reclamações, meus sonhos, minhas ilusões. Aceitou ser fiel, e assumiu a responsabilidade de manter tudo guardado e em segrado para todos verem. Apesar de contraditório, é esse o objetivo. Representamos o desejo e a esperaça. Meu R2-D2. Você está carregando de sentimento e isso te trouxe a vida que não poderia existir em você. Eu consigo ver isso. Meu olhar sempre está conectado ao seu e o seu destino está junto ao meu.

viernes, 11 de junio de 2010

Ctrl + Z

A informática é fantástica, com seus códigos binários dinâmicos, mutantes. Podem fazer e desfazer. A realidade é bem diferente, o tempo corre e destrói tudo. Poderia haver uma tecla salvadora. Mas não tem, e assim, vou como um projétil ao além - vivendo -, tentando não me arrepender dos meus atos, buscando formas de corrigir os erros cometidos. Existe sempre uma escolha. Há sempre uma saída. Melhor do que simplismente apagar é aprender. Conseguimos dessa forma a evolução. Nós humanos somos vírus, somos a onda que vai invadir toda a cidade. Nesse fluxo alucinante, gostaria apenas de tocar meus pés no chão, não quero ser apenas carregado pela água. Quero a construção do meu tempo. Quero a construção da minha vida. Os tijolos e o cimento não serão comprados - e nem poderiam. Seu material é abstrato, a experiência.

jueves, 10 de junio de 2010

Dinheiro pouco eu tenho muito

"É uma merda ser pobre", essa frase iniciou meu dia. Dia em que queria ter aproveitado muito mais se não tivesse que trabalhar. Ao chegar ao ponto de ônibus descobri que houve uma paralização que estava prometida para segunda-feira e nunca peguei um ônibus tão lotado na minha vida (apesar de reiterar que concordo com a paralização, a exploração dos rodoviários e o aumento da passagem não inadmissíveis). O trabalho hoje aqui está tenso, cheguei quase uma hora e meia atrazado, muito trabalho acumulado. Além disso, todas as meninas da equipe resolveram ter sua TPM hoje - já fui xingado várias vezes. Sou azarado demais. Puta que pariu. Só queria deitar um pouco mais, sentir um pouco mais, ficar um pouco mais - Estava tão bom. Eita solidão! Nessa pobreza que estou, tenho que arrumar um amor bom pra mim. Se não fode a porra toda!

martes, 8 de junio de 2010

Viação de cu é rola

Mais uma vez a eterna Viplan, juntamente com seu conglomerado de empresas de transporte urbano - não público e não humanizado -, corrompe o princípio do direito de todo cidadão de ir e vir. Em uma manobra macabra e sem escrúpulos está retirando parte dos seus ônibus sucateados de circulação. O motivo: gerar acumulo de cidadãos nos pontos sem estrutura, superlotação de veículos e outros transtornos que agridem aos trabalhadores, estudantes e toda a comunidade. Esse ato tem como objetivo pressionar o Governo do Distrito Federal - GDF - ao aumento do preço das passagens, que já é uma das mais caras do Brasil (tudo fica pior quando se considera a qualidade). A perversidade do sistema de transporte coletivo do Distrito Federal assombra qualquer alma que a conheça. Enquanto isso, o GDF preocupa-se apenas no investimento pesado em construção de vias para veículos particulares, incentivos às indústrias automobilísticas e criação de pólos (vide cidade do automóvel). O povo do Distrito Federal está desamparado pela política, pelos seus direitos e fica sob o domínio malígno das empresas particulares. SIM! ao passe livre estudantil; SIM! à greve dos rodoviários; NÃO! aos contratos eternos de viações perversas; MORTE! aos diretores e aos que permitem a exploração da comunidade!!!

lunes, 7 de junio de 2010

Eu sempre soube que o Desmond era o fodão [There´s no place like home]

Aguardei muito - muito tempo para isso. Anos. Tinha um medo horrível de morrer sem ver o final de Lost - meu maior medo de morrer era justamente esse. Todos os segredos, os mistérios, eu tinha que desvendar. Porém, Lost sendo Lost não ia me dar tudo isso de mãos beijadas. Dizem que os melhores filmes são aqueles que começam quando acabam. Lost foi justamente isso. No fim, tudo começou a embaralhar na minha cabeça, em 128 minutos minha cabeça virou do avesso. Uma parte de mim morreu junto com o fim de Lost. Um sacrifício que a ilha exigiu.


4 - 8 - 15 - 16 - 23 - 42



domingo, 6 de junio de 2010

Vou ficar com as lembranças que a gente viveu

[Fábim, Murilão, Pudim, Fomfa e Fred]


Um jogo de sinuca junto com uma boa (ou ruim) cachaça eterniza qualquer amizade! - imagem fotografada em 2005

sábado, 5 de junio de 2010

Escola


Essa é a foto que mais gosto do meu mural, foi tirada em 2005 e nunca mais saiu de lá. As lembranças que foram registradas e impressas nessa imagem jamais sairão do meu pensamento. É como uma nostalgia eterna. As conversas desse dia, as brincadeiras... Hoje não é mais a mesma coisa, sobrou apenas a consideração da amizade. A vida segue e os habitantes dela vão juntos. O tempo. Me lembro como se fosse hoje, eu falei: "bode, tira uma foto de mim pulando aqui, vai parecer que estou caindo", ele disse "Aqui vai ficar palha, vamos pular do encosto daquela ponte que vai ficar melhor". Eu subi nesse encosto branco, com um medo fudido de cair. Pulei. Essa é a imagem. O que sobrou. Meu amigo, minha camisa preferida da época, minha mochila companheira, minha camêra, a cidade.