domingo, 30 de enero de 2011

Aí já era

Hoje, aqui na minha cama, escutando as músicas desse albúm no computador que até pouco tempo fazia eu sofrer uma agonia intensa, uma fossa fodida - porém agora essas canções me deixam muito bem, alto astral...

viernes, 28 de enero de 2011

O que EU escolhi ser

Ao passo que o número de cadeias vão sendo construidas e o número de funcionários da segurança pública aumenta a cada dia, o número de turmas nas escolas vai diminuindo. A evasão escolar no Brasil é a maior da América Latina. Não que eu esteja dizendo que pessoas menos escolarizadas cometem mais crimes, apesar de ter estudos que possam comprovar isso, eu não concordo. Penso que um país sem Educação contrubui para uma lógica perversa de exploração do homem pelo homem e degradação daquilo que chamamos de bem estar social e liberdade.
A Educação está longe, mais muito longe mesmo de ser uma prioridade. E não vai ser agora com mudança de Governo que isso vai acontecer, porque os governos da Democracia Neoliberal que vivemos jamais vão aceitar um salto na Educação, não faz sentido. Sou apenas um mero objeto que o Estado usa para manutenção de classes sociais e busco fazer esse trabalho da pior forma possível para mudar essa lógica. Luto, sofro.
A questão da evasão escolar chegou à minha porta, minha turmas foram reduzidas e seguramente o salário do professor vai ser o primeiro a ser afetado. Mas não desisto, sigo na luta pelo que eu escolhi ser e fazer. Velejando contra o vento vou tirar forças de não sei da onde para seguir.
Eu não vou chorar. Vivendo a realidade da Educação, vejo que os profissionais fazem tudo por amor. O amor maior do mundo, o amor não retribuído. Eu sonho com um Brasil onde a escola não forma mãos prontas para fazer uma prova de vestibular e sim cabeças atuantes para lutar pelo sucesso da nossa sociedade - a sociedade mundial. Enquanto o mundo conspira contra isso, sossegado andando pela nova Linha Verde e juntando dinheiro para assistir a um jogo da copa do mundo. Não condeno ninguém.

Tour pelos bares da cidade

Uma ideia louca veio na nossa mente: beber uma cerveja em cada bar de Morada Nova-MG. Sem pensar duas vezes partimos para a rua à pé e fomos tomando uma e andando naquele Sol fervilhante da cidade. Não tardou para começarmos a ficar tontos e a caminhada se tornar mais tensa, porém prosseguimos - e de bar em bar fomos conhecendo várias pessoas, tirando foto em cada local para marcar. Pegamos pamonhas, contamos caso, rimos, encontramos com amigos que nos acompanharam por um trecho. Mas os quatro maratomistas oficiais foram do início ao fim. Começamos umas duas horas da tarde e terminamos umas duas horas da manha. Deitei e minha cama girava, girava...



Tentando lembrar o nome dos bares que passamos, bêbados.

jueves, 27 de enero de 2011

Nostalgia ::: dia 2

Seguramente esse foi o dia que eu mais ri na minha vida. Era uma noite de 2004 e fui forçado a ir a um encontro de evangélicos. Além de mim, outro amigo nosso também não desejava estar ali, mas acontece que ele era muito mais sem noção do que eu. Sem noção ao ponto de falar frases satânicas no meio da oração deles. Estavamos todos de mãos dadas, formando um círculo e ele estava do meu lado. Só lembro que ria muito, mas muito mesmo de tudo aquilo ao mesmo tempo que ficava envergonhado daquilo estar acontecendo do meu lado e eu de mãos dadas com ele. Depois, no lanche ele comeu cachorro-quente com papel e tudo e ficava dançando igual uma lumbriga com as músicas góspel e no final ainda pulou na piscina de roupa e tudo. Com certeza os evangélicos jamais iriam se esquecer daquele dia, assim como eu.

miércoles, 26 de enero de 2011

Primeiro dia

Em todos os empregos que tive, entrei para tapar um buraco deixado e tive que me virar para mostrar o meu valor e ir me adaptando para continuar participando de tudo aquilo. Nunca achei isso certo. Porém agora tive a primeira oportunidade de começar um projeto meu, desde o início com minhas ideias e filosofia. Ontem foi o primeiro dia de trabalho! - Não foi bem um trabalho, sim uma reunião, onde fui confirmado para continuar com a equipe docente. Agora tenho uma tábula rasa sem nada, vou ter que encaixar tijolo por tijolo e construir um trabalho que seja digno, pois ele será aplicado na vida de muitas pessoas, o que é uma coisa muito pesada. O que eu sempre quiz. Agora começa o trabalho.

lunes, 24 de enero de 2011

Dono de casa

Hoje foi dia de faxina aqui em casa e acho que fiquei mau acostumado depois de quase dois meses sem fazer isso. Fiz um calo na minha mão por causa do rodo e da vassoura, tipo madame. (risos)

martes, 18 de enero de 2011

Adeus

Esses dias estava conversando com uns amigos aqui no quarto, estava encostado na parede verde alongando meus braços - por causa da tendinite - quando tocou essa musica que representava tudo que estou vivendo. Representa melhor do que qualquer coisa que eu escreva aqui. Assistam:




Vou colocar a letra da música aqui para quem quiser acompanhar melhor essa letra muito boa, dessa banda igualmente foda - banda da região, de Divinópolis - MG.

Babalu - Dias de Truta

Eu não sei da onde eu tirei forças, mas eu consegui
Eu te arranquei de vez aqui do peito
Caminhando com o sorriso aberto eu tenho andado em paz
Eu descobri que eu me amo tanto
Eu sempre tive um apego enorme com meus dias claros
Eu venho observando as borboletas
Não se preocupe se algum dia brilhar a luz da solidão
A vida sempre guarda uma surpresa

Eu te queria tanto que o seu encanto me deixou confuso
E eu juro que entendi,
Mas hoje eu me recuso pelo meu orgulho a me lembrar de ti
Não vou dizer que não
Você invade os meus sonhos sem minha permissão
Mas eu já avisei para o meu coração
Pra se lembra de ontem e aí ficar tranqüilo
Mas se quiser saber de mim
O tempo por aqui tá meio apressado
Eu tenho dançado tanto, conversado tanto
E conhecendo por aí
É tanta gente engraçada
E se o amor me laça
Nem o sol vai saber de mim

E os meus dias vão virar amor
Saudade nunca vai rimar com dor
E os meus dias todos vão virar amor
Saudade nunca vai rimar com dor

sábado, 15 de enero de 2011

Janela

Quando vou tomar vergonha na cara? Preciso resolver minha vida logo. Caso mau resolvido do passado, caso mau resolvido do futuro, casos mau resolvidos no presente. Em um caminho sem rumo vou levando a vida...

miércoles, 12 de enero de 2011

Carne

Cortes, dor, sangue, esse início de ano tem sido assim comigo. Logo eu que sou difícil de machucar. Sempre me achei um chato por nunca ter quebrado nenhum osso e ter colocado gesso como meus amigos - aí o povo escrevia no gesso, muito legal. Enfim, nas últimas semanas cortei meu joelho, três dedos, minha mão, meu pé, meu rosto fazendo barba (tinha tempo que não fazia isso), e mais lugares que nem lembro agora. São muitos cortes, todo dia praticamente eu me corto. Já pensei em escrever sobre isso já tem tempo, mas ontem depois de me cortar três vezes ao longo do dia decidi registrar. Pode ser um sinal.

martes, 11 de enero de 2011

Nostalgia ::: dia 3

Esse dia não foi feliz, não foi triste, não foi nada - mas com certeza é um dos 5 dias que merecem ser lembrados. Estavamos com preguiça de ir para casa, moravamos muito longe da escola e decidimos ficar. Compramos um refrigerante e umas besteiras na distribuidora de doces. Sentamos no gramado na frente da escola e conversamos sobre nossas vidas, detalhes profundos. Um deles era um grande amigo meu quando entrei na escola, mas tinha tempo que não conversava com ele. O outro conhecia pouco, ele não era de muito papo, falava só oi nem sei por que. Era estranho conversar sobre tudo com pessoas que não tinha muito contato até então. Só sei que depois desse dia eles se tornaram grandes amigos e até hoje são.

lunes, 10 de enero de 2011

Óleo e água

Tudo começou atrapalhado por que não deveria acontecer de jeito nenhum. Ignoramos o senso e algumas pessoas. Você gosta de cor-de-rosa, assiste filme com final feliz, você é da balada, quase tudo ao contrário de mim. Deve ter seus rolos amorosos por aí - não estou ligando, quero apenas ter você para ser meu par.

domingo, 9 de enero de 2011

Ensaio de amargura

Você me esnoba, fica com raiva. Eu te ignoro, fico dias sem pensar em você, depois te odeio e adoro conversar contigo. A gente pisa na bola, sente raiva. Não adianta. Quando eu te olho sinto o que eu sentia da primeira vez. Eu não deveria, mas sinto... Você vai embora e vai ficar a saudade.

viernes, 7 de enero de 2011

Caixa mágica

Mar Doce, Três Marias - MG

Nas madrugadas de solidão, algumas vezes por ano, vejo essa cena. Talvez esse seja o momento mais meu que tenho na minha rotina. Largado em um posto de gasolina, olhando para o nada - leitura de textos, pensamentos profundos, algumas conversas com os caminhoneiros e bêbados de fim de festa que circulam por ali. Uma voltinha para relaxar a mente e cada dia descubro coisas novas desse lugar. Na última vez que fiquei aí, depois de 3 dias de viagem eu achei o que eu chamei de "caixa mágica", um lugar onde pude tomar um banho quente na madrugada no meio do nada!

jueves, 6 de enero de 2011

A hipocrisia e o que realmente importa

Desde pequenos conversamos sobre esse assunto um com o outro: o que realmente importa na vida. Sempre que nos encontramos temos uma nova visão sobre essa questão. Isso me faz sentir-não sei ele - um pouco idiota, mesmo tendo a consciência de que a evolução do pensamento sobre o mundo deve ocorrer. Dessa vez estavamos andando e olhando as mulheres de biquini. As novas, velhas, feias, bonitas. Enfim, discutimos a vaidade e a preocupação com a aparência (diferente da preocupação com a saúde). Porém não conseguimos ter nenhuma conclusão sobre isso por que inclusive nós dois temos essa preocupação. Mesmo achando isso o fim do mundo, afinal isso realmente não importa.

miércoles, 5 de enero de 2011

Reveillon na Praia do Forte


Tudo de melhor para todo mundo.

Mãe Gê


Sem fazer o mínimo esforço ela entrou em minha vida, fez um terremoto e me transformou. Apenas de observar o seu jeito e o seu olhar percebe-se que há algo diferente ali - uma bondade, serenidade... Em poucos dias nos tornamos grandes amigos. Ensinamento de gírias (risos), companheira, tudo de bom. Fica a saudade sempre, mas o mundo é tão pequeno e dá voltas. breve nos encontraremos denovo!

lunes, 3 de enero de 2011

Deixo a mala pronta

Arrumar as malas já está virando rotina na minha vida. Entretanto, esse ato me afeta de uma meneira especial. Sempre que estou dobrando as roupas e marcando na planilha sinto uma energia muito forte. Energias que são bem diferentes dependendo da ocasião. Quando estou fazendo as malas para ir pra algum lugar fico feliz, cheio de expectativas, sonhos, planos... As vezes é bom, as vezes não. Agora estou arrumando as malas para ir embora e além das roupas dobradas, vão junto as histórias, as realizações, a saudade. As vezes é bom, as vezes não. Muito diferente a emoção, apesar de eu estar praticando a mesma ação.Vamos em frente, até mais Salvador e os grandes amigos que fiz aqui.