miércoles, 30 de diciembre de 2009

Destino

O destino de tudo é o mistério O destino do trabalho é a libertação O destino da igualdade é a utopia O destino do dinheiro é a corrupção O destino do cinema é o sonho O destino da luta é a vitória O destino da boca é o beijo O destino da loucura é a normalidade O destino da intolerância é a violência O destino do meu olhar é o seu O destino do tempo é a destruição...

viernes, 25 de diciembre de 2009

Don´t shoot me Santa

Papai Noel, eu sempre esperava por você nas noites de natal, colocava minha meia na janela esperando ganhar o tão sonhado presente. Depois descobri que isso não poderia ser realidade. O meu antigo querido papai Noel, na verdade, era um lunálico-folgado que tinha uma arma apontada para a cabeça das pessoas e as forçava a comprar presentes e dar aos seus filhos, pais, netos, sobrinhos, amigos e, assim, desafogar o que deveria ser o seu trabalho. Os shoppings e feiras estavam lotados de pessoas enlouquecidas atrás de descontos. Com dinheiro voando para todo lado. Papai Noel, não atire em mim, por favor. Nem católico sou. Apenas não quero dar presentes, preferia o verdadeiro sentido pregado por Jesus Cristo - homem que vocês tem muito mais admiração do que eu. Queria apenas um momento em que poderia me reunir com a minha família, que fico distante sempre, e ter um momento de fraternidade e amor. Gostaria também que isso se realizasse em todas as famílias do mundo, não como um dogma católico, mas com o sentido de que o ser humano pode por um dia fazer o bem, e não apenas consumir e brigar como nos outros 364 dias do ano. Não atire em mim Papai Noel, não quero que minha ideia desapareça para sempre.

lunes, 14 de diciembre de 2009

Semana do Flamengo

Finalizando essa Semana dedicada ao mais querido do Brasil, não poderia deixar de agradecer aos grandes heróis que deram à nação rubro-negra essa imensa alegria de conquistar mais um título. Pra eles: Bruno; Léo Moura, Angelin, Álvaro (David), Juan (Everton); Aírton, Willians, Maldonado, Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Emerson) e Adriano.

Pra mim:

Doido; Léo, Magro de aço, Xerife (David), Xarope (Mulequin); Quebra-canela, Uilha, Maldonado, Pet (Fierro); Neguin (Sheik) e Imperador.

É tudo Nosso.

sábado, 12 de diciembre de 2009

O Império


Neste campeonato tivemos a vossa alteza, o Imperador Adriano, liderando o Flamengo em mais uma glória. Time que já percorre três séculos de existência. Quando Flamengo nasceu, não havia lâmpada elétrica, máquina de escrever ou telefone - o Flamengo nasceu no mesmo ano que o cinema. Enfim, outros imperadores e reis já vestiram o manto sagrado, como podemos ver na fato ao lado. Todos sabem que não gosto de autoritarismos. Contudo, gosto de me referir a clube como um Império. Parece contraditório, mas não é. O Flamengo é o Império do povo, da massa brasileira, e isso dá a legitimidade à essa denominação. E também é por isso que é tão odiado, porque a população brasileira, inclusive os próprios pobres, não adimitem a supremacia popular. O mando sagrado abrange milhares de torcedores sem o objetivo de escraviza-los, dominá-los, explorá-los. Busca apenas a alegria nos rostos das crianças que vão ao Maracanã, no sorriso dos desdentados, no rosto da mulata, na minha euforia.

viernes, 11 de diciembre de 2009

Nação

O grande escritor Rui Castro já havia falado da onipresença do Flamengo. Poucas instituições são tão abrangentes - a Igreja Católica, seguramente, e a Loteria da Caixa Econômica Federal. Deve ser considerado o fato de que o flamengo não promete vida eterna e tão pouco o rápido enriquecimento. Ao invés disso, faz a gente sofrer e beber todo o dinheiro que não temos num bar fedorento. Contudo, há sempre momentos de alegria e euforia, com adrenalina pulsante nas veias. O rubro-negro do Flamengo percorre à Amazonia Brasileira, os sertões do interior brasileiro, colore nossas praias, nos estádios de todo o Brasil, nas favelas e nos tríplex. Nunca havia sentido de forma tão intensa a potência da nação na explosão de ganhar um grande título. Agora eu quero mais, quero tudo. É Mengão na cabeça e o trabalho nos braços.

jueves, 10 de diciembre de 2009

Brasília rubro-negra

O nome disso é isso

O nome disso é Universo. O nome disso é imensidão. O nome disso é Terra. O nome disso é atmosfera. O nome disso é vida. O nome disso é felicidade. O nome disso é união. O nome disso é alegria. O nome disso é Maracanã. O nome disso é Flamengo. O nome disso é Campeão Brasileiro de 2009. O nome disso é euforia. O nome disso é emoção. O nome disso é amor. O nome disso é Paulo Vitor Mendes de Oliveira. O nome disso é contradição. O nome disso é ação. O nome disso é evolução. o nome disso é isso. O nome disso é aquilo...

martes, 8 de diciembre de 2009

Que trocida é essa?

Amanheceu um dia chuvoso, tenso e misterioso na minha janela. Aguardei ainda alguns minutos na cama antes de levantar. Peguei um pouco de sal grosso e fui tomar um banho gelado e forte para me colocar na realidade desse dia. Feito isso, tratei de colocar uma música para transformar o clima. O hino do flamengo surge então. Coloquei minha camisa rubro-negra e, ajoelhado, cantei com algumas lágrimas nos olhos essa canção. Na estação do metro, encontrei alguns amigos para irmos para a concentração onde assistiriamos o jogo. Na hora em que o apito ecoou no Maracanã, me posicionei em pé, por não me aguentar sentado, e levei a minha camisa da sorte ao rosto. Momentos de tristeza atormentaram minha mente, os guerreiros do Sul fizeram um gol. A melancolia assombrou minha alma. Mas então, comecei a gritar "vamos pra cima deles Mengo", durante vários minutos até que o Flamengo empata. No momento em que saí correndo gritando, encontro um amigo de muito tempo na minha frente. A torcida se une no destino simples, isso é o milágre do manto sagrado. Depois de quase morrermos de ansiedade durante o intervalo, gritamos sem parar até o grande momento. O único Ronaldo do futebol, nordestino, trabalhador, o Magro de Aço, deu a vitória ao seu povo. Chorei, pulei, gritei, xinguei, aterrorizei, enlouqueci. O Flamengo é CAMPEÃO! O mais querido do mundo. A Terra parou.

lunes, 7 de diciembre de 2009

Semana do Flamengo

Semana dedicada ao time mais querido do mundo. O novo Campeão Brasileiro de 2009. Todos os videos e declarações de amor são de minha autoria, como tudo aqui neste meu espaço virtual - obviamente que citações, influências e paródias fazem parte dessa arte. Parabéns torcida maravilhosa e time de guerreiros. Flamengo, eu sempre te amarei, onde estiver estarei. É Hexa!