viernes, 29 de febrero de 2008

O tempo e a prolixidade

Nesta data estou virtualmente escrevendo neste sítio, pois nesse dia que está acontecendo, não há nada mais para fazer. Estou como um corpo estático em algum experimento de Newton. Contudo, nem por isso deixarei de publicar aqui, mesmo que uma inútil prolixidade vendida e clichê. Gasto, logo, o tempo dos meus queridos leitores e de mim mesmo com superabundância fastidiosa de palavras e frases demasiadamente longas e obscuras. Não fiquem, por obséquio, chateados achando que estou prevaricando do objetivo do bem-escrever desse espaço, mas em breve ou em um momento oportuno conseguirei, com muito fluxo de energia positiva, achar uma resposta ou a devida explicação dessas palavras aqui presentes. Impreterivelmente encontrarei a resposta inexorável. Porém, por enquanto, termino por aqui.

jueves, 28 de febrero de 2008

Identidade e Globalização

Nós, humanos sempre transformamos o espaço, mais especificamente o território, dizendo ser prório cada sociedade imprime nesse espaço vários significados, fazendo assim, consegue uma identidade própria - lingua, atividades culturais, sociais. O espaço portando passa a ser sua vida. Mas forte que isso o Sistema não está interessado nessa construção de identidade social. Uma nova fase global, ancorada no neo-liberalismo está acabando com isso. A denominada globalização está unificando a cultura, tornando-a um produdo, afinal esse é o objetivo do sintema: O consumo. Essa nova fase nos trouxe (para os privilegiados, obviamente) alguns benefícios com a tecnologia, porém em troca perdemos nossa alma. Isso parece ser grave, como um fenômeno recente não há como analisar em um todo, nem saber aonde vai parar. Mas conhecendo o Capitalismo, essa é apenas mais uma etapa, agora com mercados unificados, de acumulação de capital ancorada na exploração e alienação social, despreocupada.

martes, 26 de febrero de 2008

Espaço futuro

Não há putro lugar para o homem contemporâneo que não as grandes cidades, metrópoles, espaços de grande atividade que chega a ser não-humano na minha visão. É o sonho do homem, ou ilusão consumista. No Brasil, por exemplo, existem 5.075 municípios. A concentração populacional é tão grande nas grandes cidades que 85 milhões de pessoas vivem em apenas 49 desses municípios. O espaço não suporta, porém como eu disse anteriormente, esse fenômeno é não-humano, portanto no nosso sistema não podemos interferir, ou simplismente não queremos (querem). A acumulação de pessoas e capital num espaço geográfico limitado não é de interece do socialismo. Temos que ter espaço digno para todos, com condições, porém não dá para termos contrastes de pequenos municípios de 5.000 habitantes com poucas condições de desenvolvimento e uma já desenvolvida metrópole com 19 milhões de habitantes, com vários problemas também, distantes poucos quilometros. O espaço foi apenas disperdiçado, e a sociedade subjulgada. O espaço geográfico crítico-racional-social deve ser pensado urgentemente como forma de conforto social, altamente necessário. Os planos? intermunicípios, facilitando a gestão e união (fusão municipal), respeitando a multi-cultura regional e logicamente desafogar os grandes centros. As médias cidades são ideais, percebo que já repararam nisso, porém mais uma vez de uma visão do sistema, ou seja: Para desenvolvimento e acumulação social e capital, assim não dá.

lunes, 25 de febrero de 2008

Grande companheiro (ou Gênese do eu mesmo, metade)

Desculpa. Desculpa mesmo pelos meus pensamentos rebeldes, sem nenhum motivo aparente, desde sempre. Num aprendi nem com a força bruta. Desculpa, você que me criou assim. Agora sou feliz de ser assim. Você também aprendeu, eu acho - e me deve desculpas também.

domingo, 24 de febrero de 2008

Botafogo Créu

Pra ganhar do meu mengão tem que ter disposição. Mas não só isso porque o Flamengo tem habilidade. Por isso digo a todos, o Flamengo não é mole não e ataca os freguêses com muita velocidade. Vamos lá, nesse domingo, Flamengo bicampeão da Taça Guanabara. 2x1 sobre o Botafogo, de virada, ótimo jogo.

Créu, Créu, Créu. Se ligou Botafogo?
Denovo - Créu, Créu, Créu, Créu, Créu, Créu!!!!³

miércoles, 20 de febrero de 2008

Então começa o ano...

Regras: Sem jogo sujo, golpe baixo. Sempre determinação e felicidade, ou a busca disso. Amor? Sempre! Cuidar com carinho do que já tenho - fortalecimento. Que a batalha começe!

domingo, 17 de febrero de 2008

Raça

Hoje aconteceu a semifinal do primeiro turno do campeonato carioca, A Taça Guanabara; Maracanã, Rio de Janeiro - Pouco mais de 63.000 pagantes. De um lado o Flamengo, time de tradição, raça, amor e paixão, meu time. Do outro, um tal de Vasco, enfim, o importante é ter saúde. O Jogo até que foi bom para um adversário como o Vasco, que é muito fraco. O final como o esperado o Flama ganhou (FLA 2X1 VAS) e vamos para a final. Domingo que vem? É nóis denovo. Estou com um pouquinho de dó do Botafogo, mas passa. Vamos time! Quero só ganhar esse ano, por que no final do ano quero ir para Tóquio, muito bem acompanhado é claro, já estou até planejando, sonhando.

sábado, 16 de febrero de 2008

A lingua das mariposas

A lingua das mariposas é enrolada como um caracol, pois é muito grande para alcançar seu alimento nas flores. Isso me enrinou um professor - pra mim o conhecimento é a base de tudo, é a transformação sádia, se bem aplicada, se tratada com carinho. A revolução, só quer levar isso à todos, em busca de um futuro melhor, auqele que todos sonhamos. Mesmo que nem todos queiram, o dinheiro aparentemente pode ser bem mais confortável. Não quero matar ninguém.

viernes, 15 de febrero de 2008

Retorno aos estudos

Esse é o último final de semana de férias, antes de eu retornar as aulas. Fico feliz, pois estou um pouco ansioso para esse semestre. Espero que dê tudo certo como foi ano passado, boas notas, bons amigos e saída de campo! Amo estudar a geografia, portanto vou adorar com certeza esse semestre letivo. Mas espero que passe rápido.

miércoles, 13 de febrero de 2008

Lar doce lar (ou Construção)

Sempre, na correria do dia-dia, almoçava na rua, trabalhava e estudava e não era possível comer em casa. Agora com um tempo livre posso fazer coisas que não fazia a muito tempo. Hoje, por exemplo fiz meu almoço - ficou um pouco salgado, confesso, mas é por que tinha esquecido o tanto de tempero para colocar, mas agora sei. Essa construção de mim, na minha casa, fazendo minhas coisas, tendo tempo pra mim, pra cuidar de mim é muito bom, fico feliz com isso. Meu lar doce lar.

martes, 12 de febrero de 2008

Lágrimas e solidão (ou O fim das aventuras)

O carnaval acabou, isso era inevitável - Todo carnaval tem seu fim. Fiquei triste, foram bons dias de festa, de aventuras, de férias, com minha família, com meu amor. Agora que acabou tenho que voltar para a correria de sempre. Aos estudos, tenho que voltar. A saudade? Sempre vai estar presente, longe de casa e do meu amor. Mas eu supero isso, a gente supera né? Pois quando é verdadeiro não tem nada que faça destruir, mesmo a distância. O futuro? adoro sonhar com ele. Mas o futuro breve é apenas a dedicação, ao meu curso e ao trabalho, afinal é isso que liberta o homem, a dita Liberdade. Mas não persigo isso, apenas faço minha parte, pois assim a Energia faz o resto, deixa tudo seguir no caminho adequado, escolhido. A segurança de que mesmo longe está tudo bem, me conforta e faz a caminhada bem mais fácil. Acabaram-se as férias, mas não acabou a vida - ela vai continuar, e eu quero segui-la, sempre.

viernes, 8 de febrero de 2008

Neo-probres

Eu, assim como vários jovens nesse país passamos por uma mudança de vida nas últimas décadas. Temos educação, cultura, conhecemos vários lugares e bom gosto, não obstante somos uns fudidos. Nossos inimigos são a concentração de renda, o achatamento da classe média, o endurecimento do mercado de trabalho e as zicas em geral. o termo Neo-Pobre expressa: A classe média empobrecida, aqueles que sempre desfrutaram uma vida confortável mas na última década viram suas reservas desaparecerem, seu padrão de vida cair, e seus hobbies virarem "luxo". Isso foi acontecendo aos poucos, o sistema foi se adaptando e abrengento cada vez menos os ditos "privilegiados". Hoje não importa mais ao mundo nossa cultura e bagagem intelectual e sim nosso sobrenome e pessoas que conhecemos. Isso me deixa muito insatisfeito.

PS: Se você se considera um neo-pobre "de nascença", então você não é um neo-pobre, você é apenas pobre.

jueves, 7 de febrero de 2008

A pressa fode com a perfeição

Esse é um dito popular sempre presente em várias situações da minha vida. A imperfeição é algo normal, em tudo no planeta, busco apenas o que é adequado, não precisa ser perfeito. Mas fode tudo quando o inesperado acontece, ou a Energia boa ofusca a visão do rumo esperado e a pressa acababa causando algo ruim a mim, que machuca, que dói - O pior de tudo é que isso é inevitável, não tem como controlar, como um super-sônico sem freios. Solução? Não tem, mas eu aguento, tenho conciência disso, e me preparo bem, não sou completo, nem um pouco, sou apenas um ser inacabado procurando me contruir. Quem não tem pressa de alcançar o objetivo? pois é, eu tenho até demais, nada de anormal, apenas tenho que tomar cuidado para quando o plano "A" der errado.

miércoles, 6 de febrero de 2008

Todo carnaval tem seu fim

Amo o carnaval, e esse ano foi o melhor. Festa o dia inteiro, aventuras para variar e Créu (risos). Uma pena é que o carnaval acabe, parece que toda felicidade do mundo vai embora, hoje Quarta-feira de cinzas nasceu calmo, frio...devagar-quase-parando. Junto com a festa vou ter que ir também, voltar pra rotina sempre (redundância necessária). Mas não vou ficar triste antes do tempo, ainda tenho um restinho de tempo e vou aproveitar muito. É assim, todo carnaval tem seu fim, é o tempo agindo contra minha vida. Mas guardo toda Energia para o que eu desejo e isso será realizado.