viernes, 30 de noviembre de 2007

Édipo, o homem que virou veículo (ou Coisa da Malaysia)

Isso é o que dá viver, catando lixo, malandro, e falta educação. Isso me dá vergonha, quem já viu ser transportadora de bixo-de-pé!? pois é. Varios "malandros" vivem assim, e esse problema social é esquecido por muitos que pensam apenas em seus umbigos e seus...(deixa pra lá). Um grande amigo meu me disse que era pra eu parar de me preocupar com isso e "apoveitar a oportunidade que me foi dada de não ser um deles" e foda-se o resto. Mas sempre que posso lembro a todos que vivemos em sociedade e a melhoria da vida de um desses resulta na melhoria de todos nós. Mas é muito difícil mudar isso, afinal nosso sistema depende da pobreza. Mas vou mudar isso, coloco todo o foco da energia pra isso. Foi o objetivo de vida que eu escolhi. Que merda né? Parece um carma. As vezes acho que ficar com o papai, ter um empreguinho e ser explorado e, também,claro, estudar pra concurso - seria uma boa, mais confortável (muito mais), pelo menos.

jueves, 29 de noviembre de 2007

Deus século XXI (ou Mais uma ilusão natural)

Tem coisas nesse mundo que são, realmente, muito estranhas. Ontem ao se despedir de mim, minha amiga disse: "fica com Deus" - Porra, eu sou hetero! Como assim ficar com Deus? Me senti ofendido, confesso. E, também, com essas palavras parace que estão oferecendo Deus pra todo mundo como se ele fosse um pevertido prostituto libertino (risos). E pelo menos a imagem que passam dele, ele é totalmente contra o homosexualismo, esse povo, nunca vou entende-los. Falando nisso, dia desses meu caro amigo ficou muito feliz com uma ventura. E era pra ficar mesmo, ele dizia: "graças a Deus", eu retruquei: "foi a energia positiva que você colocou nesse fato". Ele concluiu que Deus e Energia são as mesmas coisas, as pessoas inventam vários nomes para fundamentar coisas do inimaginável surreal. Em certo ponto ele estava correto, no dia até concordei com ele. Mas eu falo Energia porque é algo que pode ser demonstrado em uma discurção (qualquer dia eu fundamento isso para vocês, aqui), e ao mesmo tempo é sonhador, é leve. Já Deus, é algo antigo, ultra-passado, carregado de sujeira, ódio, mentira, manipulação. Na maioria das vezes "Deus" é fundamentado através de religiões, a maioria delas (que eu conheço), é muito claro, visível, a sujeira: Me dá nojo. Servem de aparelho Ideológico de dominação de massas. Porque as igrejas não lutam pelos direitos dos humansos, como pregam? ficam quietas, passivas a esse mundo sujo? não entra na minha cabeça, paradoxalmente, não sai dela. Finalmente, cheguei a conclusão: Energia é muito diferente de Deus, muito mesmo (muito, muito). Mas tenho medo que essa "moda" da Energia, trazido pelos naturebas, livros (um deles virou filme, e é um bom exemplo: O segredo), acabam tornando a energia algo supremo, sobrenatual, consumista, e tirem proveito disso, algo bem humano, por sinal - Sendo que é algo simples demais.

miércoles, 28 de noviembre de 2007

Pra não dizer que só falei de flores (ou Puta que pariu)

Pois é, meus amores, essa semana o Flamengo se classificou pra Libertadores de 2008, quem diria! Nosso time que viveu na zona do rebaixamento agora tá lá entre os 3 primeiros. Acho que é a energia rubro-negra. Fiquei muito feliz. Entrei de férias ontem do meu curso, fiquei meio triste porque amo meu povo e meu curso, tenho medo de ficar entediado, espero que ALGUÉM não diexe isso acontecer e nem fique furando, enfim. Hoje aconteceu uma coisa que foi estranha, ainda não sei se fico feliz ou triste, tenho que digerir ainda: fui demitido! segunda minha chefe: "ainda fui boazinha de não te demitir por justa causa". O tempo destrói tudo. Mas participar de movimento de greve, e reclamar os direitos não é algo aceitável pelo sistema. Mas agora, arrumarei outro, e minha luta continua, e agora vai ser pior, porque tenho experiencia, esse sistema que me aguarde. Falando nisso, quem quiser me convidar pra almoçar em casa, eu aceito tá? doações de capital também (risos). Ficar reclamando da vida é um saco, por isso não farei aqui no meu espaço virtual. Até a vitória, sempre.

martes, 27 de noviembre de 2007

Sonho granulado em 35mm (ou Faça-me o favor)

Fui, noite passada, ao 40º Festival de Cinema de Brasília que esse ano torna-se um patrimônio cultural da cidade, num sei qual a graça - afinal, tudo nessa cidade já é tombado mesmo, né? Mas no fundo é importante para a preservação do Cine Brasília e da cena cultural-audiovisual brasiliense. Ontém foi o último dia da mostra competitiva de 35mm, o longa da noite: Anabazys era um documentário muito foda sobra a vida de Glauber Rocha, sobretudo os bastidores de seu filme A Idade da Terra. Esse documentário foi feito de forma brilhante por sua filha, Paloma Rocha. Adoro o Glauber, um gênio, o melhor cineasta, e esse documentário abriu minha visão sobre ele. Apaixonei. Recomendo à todos assistirem seus filmes. Um fato interessante aconteceu na platéia, nesse dia: Um ser gritou: "morte a película, vida ao digital". Obviamente os cult e aquele povinho metido a intelectual, bem característico da cidade o vaiou. E foi A vaia. Mas eu concordei com o infeliz. A película é muito cara, logo tornando o cinema caro e elitista. Com a Produção digital, todos nós com nossos celulares a cameras podemos produzir, fazer nossa arte, sonhar. E não só disponibilizar em Blogs ou no Youtube - Os festivais poderiam abrir para esse tipo de formato e mostrar a cara do cinema independente, popular, que é demais.

domingo, 25 de noviembre de 2007

Domingo

Domingo é um dia muito estranho pra mim, tudo acontece em camera lenta. Muita coisa esquisita já aconteceu, também, com o sentir das texturas, cores e cheiro - do dia. O domingo vêm de frente a sua face, um dia estúpido de coisas quietas. Ou você. O almoço na casa da vó doente, o telefonema dos pais distantes 637km com a voz da ex-quase-filha pequena irmã brincando e pedindo presentes para quando visita-la. O domingo chuvoso de manha com músicas melancólicas ao ver a cortina verde. Esses Domingos. Um Domingo como qualquer um outro. Ou eu. Ou não.

sábado, 24 de noviembre de 2007

As tantas coisas e muitas outras coisas mais

O poeta entrou em cena. Muitas pessoas na platéia, todas aguardando os versos e prosas do grande poeta. ele para. respira e recita: Puta que Pariu!!! Calou-se e saiu. Muitos sentiram-se ofendidos, houveram alguns choros, alguns não entenderam aquilo e outros se emocionaram. Eu, achei muito completo sobre todas as coisas.

viernes, 23 de noviembre de 2007

Receitas azuis (ou a sobrevivência contemporânea)

Como viver nesse mundo desigual? Bom, existem pessoas vivendo em grandes mansões, nas favelas, nos prédios, na rua, na chuva, na fazenda e até na casinha de sapê. Na verdade, viver (ou sobreviver) todos conseguem, é um dom dado aos seres vivos pela natureza, o difícil mesmo é aceitar a condição, apesar de muitos não ligarem pra isso. Para alguns, isso é necessário para a manutenção do sistema, outros para o controle da comida e da população mundial. Porra. Parece desumano? Pois é justamente muito humano! Nós temos que enxergar tudo isso, tomar a pílula azul e lutar pelo mundo mais social. Eu gosto da humanidade, apesar de tudo, afinal sou um membro dela. Gostaria apenas de ver um respeito entre nós - um mundo socialista: na questão do trabalho, da produção e da divisão. Mundo esse pouco aceitado por muitos influenciados pela mídia e alguns casos fracassados e distorcidos como a ex-URSS e a China, por exemplo, preferem viver no mundo desigual onde entre um pequeno braço de um lago, chamado: Paranoá, tem de um lado a vila Telebrasília, que só agora recebeu asfalto e tem uma infra-estrutura precária. Do outro lado o Lago sul, com suas mansões, é a região do DF com maior renda per capta. Não aceitem isso e abaixem a cabeça dizendo: “é assim mesmo, fazer o que?” Vamos lutar. Vamos revolucionar. Todos nós somos seres iguais, temos força, e temos que ter igualdade.

jueves, 22 de noviembre de 2007

Bérra que eu te ôuvo

Protesto contra a diretoria do Flama que não contrata reforços, assim num dá pra evoluir na Libertadores!
Protesto contra o Wagner Canhedo, dono da Viplan, que é um sem-vergonha e nos deixa moribundos pelas paradas e cobra um alto preço pela passagem.
Protesto contra o tempo que passa rápido quando estou com ela!
Protesto contra as novas bandas do DF que estão cada vez mais chatas!
Protesto contra o Edi que não mais fará o Sinuca, Pocker e algumas jóias para Bárbara.
Protesto contra a chuva que não chega no sertão (risos).
Protesto contra a empresa onde sou explorado que trata jovens estudantes e mães como se fossem porcos!
Protesto contra o preço da cerveja no Anexo, afinal somos estudantes e quebrados!
Protesto contra o ainda presente preconceito social contra as mulheres, negros, homosexuais e nós latino-americanos!
Protesto contra as empresas de cerveja que devem colocar ainda mais gostosas nos comerciais!
Eu protesto!

miércoles, 21 de noviembre de 2007

A flor Hermanica que me deu alguém para amar

Supernova é a última etapa da vida de uma estrela, onde ela morre e explode (ou implode). Dizem que é uma das coisas mais maravilhosas de se ver, mas será que já teve alguém observando esse fenômeno pra dizer isso? (risos) Enfim, onde quero chegar é que uma "supernova" ocorreu em mim! huhuhu Juro a vocês. É algo estonteante e muito bom. Eu como um ser a base de carbono, portanto organico, vivo, sentimental estou vivendo isso - A flor trouxe alguém para mim. Apesar de falar de forma introspectiva, esse sentimento é compartilhado, afinal, como eu disse, existe um outro alguém. Baião-de-dois. Por isso fico preocupado com o sentir do outro, porque é algo não sabido e eu como um ser curioso vou buscando, montando o quebra-cabeças no objetivo de saber tudo sobre ela e o que ela sente, mesmo sabendo da impossibilidade de ocorrer. Doce ilusão, feliz ventura. Mas eu quero que essa supernova continue fazendo estragos por aqui, pois depois de uma supernova e sua implosão, formam-se os buracos negros. Eu não quero isso. Apenas te quero - como sempre repito e repito...

Voilà

Receitas para solteiros do Cheff Pierre Victor: deliciosa, barata e muito chique.

Igredientes:

1 pão Francês
73 g de manteiga fresca

Pegue o pão francês e corte-o ao meio com cuidado para ser simétrico. Abra-o ao ponto das bandas ficarem a 130° de abertura. Passe a faca (sem ponta) no pote de manteiga retirando a quantidade descrita acima. Passe a manteiga no pão com bastante carinho, deixe a faca correr no pão de maneira que a banda do pão fique homogenicamente equilibrada no que diz respeito a quantidade de manteiga. Feche-o. Voilà. Está pronta uma das receita mais clássicas e requintadas do mundo ocidental contemporâneo.

obs: Uma xícara de café com leite vai muito bem para acompanhar.

martes, 20 de noviembre de 2007

Viva Zumbi (ou A hipócrita rejeição de si mesmo)

Queria muito fazer um texto sobre isso, e não sabia o que falar. Hoje no trabalho, dois colegas estavam conversando perto de mim, alegres, pois hoje o trabalho foi tranqüilo, era feriado em São Paulo (responsável por quase metade dos clientes da empresa), e os dois não sabiam porque do feriado. Confesso que fiquei um pouco revoltado, mas infelizmente é assim que acontece, e não quero que seja assim. Hoje é o dia da consciência Negra. Será que precisamos de um dia para lembrarmos de nós? falo "nós", por que sou um afro-descendente. Histórico-geográfico- antropológico-biológicamente, sou mulato, resultado das misturas entre raças no nosso país desde sua colônização. Mulato é a miscigenação entre o negro e o branco. Portanto, negro também. Mas voltando a pergunta que fiz, fiquei refletindo: Infelizmente procisamos protestar, negros, mulheres, homosexuais, por exemplo, para reconhecerem nossos direitos, ou para simplesmente nos respeitarem. Logo nosso país, aquele maravilhoso das músicas de Tom e Jorge Ben. Uma vergonha. Meu pai cansou de contar histórias de que sofria preconceitos e hoje muitos falam a mesma coisa, e isso tem que acabar. Somos todos do mesmo Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie - porque nos diferenciar? nos achar superior um ao outro? guerriar, dominar. Não. Parem. Mas eu confio no poder de pensamento de cada um, portanto não peço ao meu Orixá, não vou na igreja nem sei rezar, mas tenho fé que isso vai mudar muito em breve, e não precisaremos desse dia, nem precisaremos lembrar da morte de Zumbi ou outros pela liberdade e respeito negra.

lunes, 19 de noviembre de 2007

Madona ou Vênus de Willendorf

por Raquel Dourado
____________________

Como imaginar que um dia uma sociedade humana tenha sido matriarcal? Com seus seios fartos, ventre saltado e nádegas volumosas, a pequena escultura da Vênus de Willendorf explica a grande fascinação dos artistas pré-históricos pelo feminino, já que, no mesmo período, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras artísticas masculinas. Surpreendente, não??? Talvez muito, afinal, a característica feminina adorada pelos primitivos, a capacidade de gerar a vida, foi importantíssima para a construção do estereótipo da mulher ao longo dos séculos: a máquina reprodutiva de um macho e Senhor. Não!!! Não!!! Não é exagero!!! Quantas culturas existentes, ainda hoje, proíbem o orgasmo feminino, dilacerando suas vontades e até seu clitóris? A quantas mulheres é proibido o simples ato de ler e instruir-se? De trabalhar? De ocupar cargos políticos? De mostrar a face?

A Madona perdeu seu significado quando o homem primitivo descobriu seu papel na reprodução humana: o doador da “semente da vida”. Desde então, a divindade feminina ruiu. Toda uma delicada mistificação foi perdida em meio à ascensão do macho ao estrelato, figura FUNDAMENTAL à sobrevivência da espécie humana. TOLOS!!! Não sabem eles que a culpa é toda e inteiramente deles quando a mulher não lhes gera um filho homem. Não sabem eles também, que num futuro muito próximo, com o avanço da engenharia genética, as mulheres não precisarão mais dos genes masculinos para se reproduzir, reproduzirão entre elas. Ressurgirá, então, a divindade feminina, figura FUNDAMENTAL à sobrevivência da espécie humana. HAHA!!! Que ironia do destino!!! Quero estar viva para ver!!!

domingo, 18 de noviembre de 2007

Idealista libertino sofredor (ou o professor)

Diz a sabedoria popular que em família de professores, a filha que é prostituta deu sorte na vida (risos). Realmente vemos no nosso dia-a-dia que: A educação não é levada a sério. Infelizmente. Mal sabemos a transformação social que ela proporciona. Mas a educação é um processo de longo prazo, então é "esquecido" pela maioria dos políticos, pois não dá votos, e nosso comodismo cotidiano também aceita essa condição. Vemos pequenos avanços serem feitos como a Lei do Piso salarial para os docentes, que foi aprovada mês passado, feita pelo deputado Severiano Alves, modestia parte, do meu partido: PDT. Porém, existem colossais desventuras ainda presentes; A DRU permite ao Governo Federal usar como quiser 20% do total dos impostos arrecadados para a educação. Ou seja, uma boa parte da grana da educação - 7,7 BILHÕES de reais em 2007; Nos últimos 12 anos, R$72 bilhões - vai repassada para compra de ambulâncias superfaturadas, por exemplo. Que calote. A ganancia está enraizada, ou melhor, tentando enraizar, mas não deixaremos, não é!? Outro fato registrado na prova do Saeb 2003, indicou que 45,5% dos diretores de escolas públicas não prestaram concurso e nem foram eleitos, e sim, foram indicados por vereadores, deputados, a secretaria. Com essa administração fascista fica difícil a melhoria da educação, enfim, vamos discutir a Educação?

sábado, 17 de noviembre de 2007

Salvem as baleias (ou antes do anoitecer)

Para que nos interessarmos com a briga entre Renan Calheiros e a Revista Veja que, já faz tempo, afeta nossa vida? Para que nos preocupar com a desigualdade social embaixo dos nossos narizes, que é assombrosa!? Para que nos preocupar com a manipulação midiática e o Materialismo Hitórico? Com a poluição gerada, agora, nas cidades médias? Com a mirabulâncias estatunidenses de "dominar o mundo"? Com a sua escola que não tem rampas, nem a mínima infra-estrutura para deficientes? Para que nos alegrar com um gol do Flamengo no Maracanã? Para que respeitar a Educação e se preocupar com ela? Para que ama-la? Para que acompanhar e discutir questões da nossa sociedade e do nosso cotidiano? Esqueçam tudo isso! Afinal, o aquecimento global está aí. Vamos morrer-todos fritados-derretidos, como no mármore do fogo do Inferno. Assim o resto se torna fútil.

viernes, 16 de noviembre de 2007

Previously on Lost

Já assistiram esse seriado? Pra mim, o melhor. Sou meio fanático por Lost. Faz pouco tempo terminei de assistir a 3ª temporada e, confesso, ainda não entendi porra nenhuma. O último capítulo da 3ª, que foi aquilo!? Porque cargas d'água o autor não libera um pouquinho do mistério pra gente que ficamos feito idiotas na frente da TV? Que diabos é Jabob? E o Psico-lider Benjamin? ai ai....Por enquanto formulo algumas teorias sobre essa pós-apocaliptica série, a mais aceita delas por mim mesmo é que a ilha é o Inferno, ou pouco antes, o Purgatório. Afinal, como disse a moça que caiu de para-quedas já acharam os corpos do vôo 815 da Oceanic onde todos estavam (ou a maioria), e todos mortos. Também ninguém consegue achar ou sair da ilha, fora os eventos sobrenaturais que ocorrem. Apenas teorias de um apaixonado. Espero que os mistérios acabem em breve, porque é foda, exemplo: que diabos a Dharma tá fazendo ali e os "Outros"? Merda.

lunes, 12 de noviembre de 2007

Admirável Asfalto Novo

Nosso querido governador, segundo muitos, está fazendo um bom trabalho. Trocou o asfalto da minha cidade e de algumas outras, trocou postes, está trabalhando bastante e merece o reconhecimento de todos. Merece? Acredito que isso é o mínimo que um governo deve proporcionar. Fazer governo de infra-estrutura para o povo ver, continuando o processo do governo anterior, do nosso papai Roriz, é uma vergonha, até parece as Dinastias monarquicas japonesas do século XVI. E nossas escolas? nossos hospitais? nosso transporte? ahhh, agora comprei meu cartão magnético estudantil, depois de duas horas e meia na fila, estou na modernidade agora (risos), queria poder usar o cartão nos ônibus, mas nunca passam! O MPL cada vez mais apagado. Admirável sociedade nova, oh, Admirável mundo novo. Deixo aqui meu protesto a esse governo de direita dos infernos (partido -o do governador- que foi fundado das ruínas do Arena na "Era" militar). Bonito, né?
Deixo meu protesto, fiz um outro parecido e mandei para os meus colegas Deputados e Senadores, além do gabinete do governador.

domingo, 11 de noviembre de 2007

Baratas Lispectorianas (ou flores pedra trovado cordel)

Hoje tive a oportunidade da percepção e foi, mais uma vez, importante. As coisas olhadas pareciam que saídas de cordeis ariscos. A demasia de sabor e olhos sonhados. Cara, muito foda. A cor - várias delas - que surgia, levada por algumas cerdas polietilênicas, tiraram o branco simples para uma fábrica de ideias e jeitos, agora concreta. Mas tem mais coisas que devem sair do sonho(abstrato) para o concreto (dito real), talvez tudo. Mania antropológica. Será que queremos?

sábado, 10 de noviembre de 2007

O dadaismo e outros ismos do incrível robô HAL9000 que tem seu coração não existente

0100000101001111100110100010101000010101
110101011010111111010101010010111101010101
00001111010000111111000111110101010101010
1011110000010010101000100101010000001111
1010000100010000101010101000100101001110
00111111000010010101010010100010111110010

viernes, 9 de noviembre de 2007

Rio Samba-assim ( ou Quizumba pra Iaiá)

Quando ligo a TV na madrugada é carnaval, a Estação Primeira, pintada de verde e rosa, dando seu show, de manha na ressaca de tanta cachaça, o cigarro carbura entre meus dedos. No Maracanã acontece uma "fofoca", ninguém parado no chão, o meu Mengo fazendo tabelas, canetas, chapéus - É gol. Pelas ruas caindo, o malandro olhando e rindo pela sarjeta. Que tristesa alegre. Meia-noite vem ela, minha branca, subindo a ladeira, com seu batom vermelho me tira do chão - ô Iaiá no Terreiro do Rio: pare o tempo para não acabar o momento...Será que o Pierrot ficará com a Colombina? Talvez se o carnaval não tiver fim.

jueves, 8 de noviembre de 2007

Melodramática triste (não não não não não não)

Se o homem é cinco;
E o Diabo é seis, o Diabo é 666
então Deus é 7, Deus é sete!
O macaco vai para o céu, e ele vai....

Ou, as vezes, os cordeirinhos pagãos, enquanto pagantes, vão pro inferno!!!
(risos)

miércoles, 7 de noviembre de 2007

Te querer bem (te querer)

Fico sufocado, me sentindo preso, algo patológico sinto dentro de mim as vezes - estou namorando. Parece que esta palavra para muitos significa isso. Ai, fico Solteiro. Que bosta! fico sozinho, com vontade de um outro alguém pra ficar junto. Nesse tempinho chuvoso e melancólico. Que saco! Daí encontro alguém que aparentemente muda esses conceitos. Alguém que você sente que rola aquela "química" que a sabedoria popular diz, mas deixa-estar. Alguém que você fica junto um dia inteiro na rua, na chuva, sem frescuras, sem o sufoco namoresco que citei inicialmente, mas com todo o calor e carinho agregado a ele. Espero que o sabor doentio que segue junto à paixão nos meus sentimentos não destrua o querer bem e estar bem para o querer só pra si e estragar tudo.

sábado, 3 de noviembre de 2007

Uma verdade inconveniente (ou a luta de toda uma geração)

Posso parecer herege, ou até mesmo louco , mas me manifesto contra o Aquecimento Global, não que eu ache que a Terra esteja aquecendo, mas sim de como é dito e manipulado as informações desse tema. Dizem que o clima da Terra está mudando, uau! grande descoberta, o clima da Terra sempre mudou! Fato. mas a verade é: Agora as rajadas solares emitidas por buracos so Sol (ou Sunspots) estão mais fortes e isso é muito grave, o vapor d'água também é outro fotor importante, afinal representa 95% dos gases do efeito estufa. Ou seja esse aquecimento acontece de forma natural e no ciclo natural da Terra, isso já occoreu outras várias vezes. Idiotisse nossa pensar que ser vejetariando e produzir energia via Hidrelétricas fará o clima estável e não afaterá o ecossistema. Tolos. Culpam o Gás carbônico que só representa 0,054% dos gases do efeito estufa. Um (apenas um) vulcão em atividade emite mais gás carbonico que todos os parques industriais do planeta, carros e tudo que for Antropogênico. Ou seja, a reflexão a que cheguei é o que Marx mais uma vez já havia descrito - Dominação. Os país que querem se desenvolver, industrializar-se, são barrados pelos mais ricos, como se agora pagassem a divida por toda devastação causada pelos mesmos desde o início da Revolução Industrial. Me dá nojo. acabam com o sonho Africano e Latino-Americano de desenvolvimento, por exemplo. Nosso país não fica atrás dessa nojeira, somos grandes imperialistas na America do Sul e agora queremos expandir nossa tirania, apenas porque temos potêncial para os ditos Biocombustíveis, lutamos por essa causa do Aquecimento Global, destruindo o sonho de putros países por alguns trocados...